Testes rápidos estão à disposição da comunidade

Uma das formas de diagnosticar a infecção por vírus, bactérias ou outros microrganismos é através do teste rápido, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível detectar, por meio de testes rápidos, doenças como HIV, Sífilis Hepatite B e C. Em Campo Alegre, as Unidades de Saúde realizam estes testes durante o horário normal de funcionamento, das 8 às 17 horas.

Onde o teste é realizado?

Para realizar o teste gratuitamente, basta ir até uma unidade de saúde do município.

Como funciona o teste?

É como se fosse um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho.

Em quanto tempo sai o resultado?

Entre 30 minutos. Se o resultado for positivo, aparece uma linha no visor do aparelho utilizado para a coleta do sangue.

O que é feito após o resultado?

Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para um serviço de saúde, onde terá o acompanhamento adequado. Se for negativo, o médico reforça a importância da prevenção.

Quem deve fazer o teste?

A recomendação é que toda pessoa com vida sexual ativa realize o teste.

Quanto tempo esperar para realizar o teste após suspeita de infecção?
O Ministério da Saúde orienta que a pessoa espere entre 30 e 60 dias após a suspeita de exposição ao vírus para a realização do teste. Nesse intervalo de tempo, ocorre a produção de anticorpos anti-HIV no sangue, que confirma a infecção.

 

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre