Pactuação entre municípios de Santa Catarina e Paraná é aprovada nos estados

Uma grande notícia para os municípios de Santa Catarina e Paraná foi divulgada na última semana. A tão sonhada pactuação entre os municípios fronteiriços de Santa Catarina com o Estado do Paraná, a fim de tornar uma região de saúde única para atendimento aos pacientes foi aceita por ambos os estados.

Na quarta-feira ocorreu a reunião com o Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, Acélio Casagrande, que contou com a presença dos gestores municipais pertencentes à CIR Planalto Norte, representada pelo Coordenador Dr. Manuel Rodriguez Del Olmo, também secretário de Saúde do município de São Bento do Sul.

De Campo Alegre esteve presente na reunião a Secretária de Saúde Carolina da Costa Telma. Estiveram presentes também a gerente regional de saúde Marlete Arbigaus, Geraldo Azzolini, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS-SC Edson Luiz Medeiros, e o apoiador do COSEMS/Planalto Norte Ricardo Nestor de Paula.

O objetivo da reunião foi à discussão referente à pactuação entre os municípios fronteiriços de Santa Catarina com o Estado do Paraná, a fim de tornar uma região de saúde única.

A proposta foi apoiada pelo gestor estadual, bem como pelo anterior Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Michelle Caputo Neto, no mês de março. O tema foi discutido também na reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, ocorrida nesta quinta-feira, 19, sendo aprovado por unanimidade entre os presentes.

As pactuações entre ambos os estados iniciam nesta sexta-feira, 20, e serão encaminhadas junto ao Ministério da Saúde para a apresentação da última instância para a operacionalização, passando pela Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

Na prática, esta pactuação promoverá um melhor relacionamento entre as questões administrativas da saúde entre os dois estados.

Conforme explicou Dr. Manuel Del Olmo, “nós tivemos uma alegria quando após um ano de trabalhos, foi aprovada na CIB do estado de Santa Catarina a autorização para que fizéssemos a pactuação com o estado do Paraná, o que dará início a criação da chamada região de saúde. Para nós é um grande passo porque uma região de saúde é aquela que tem por obrigação dar o atendimento completo ao paciente, desde um simples problema de saúde até o transplante de coração se for necessário, e na nossa região nós não temos isso”, disse.

Sobre o modelo atual, Dr. Manuel comentou das dificuldades para prestar um bom atendimento em alguns casos na nossa região de saúde. “Obviamente a nossa região está incompleta obrigando-nos a encaminhar os pacientes a distâncias muito grandes, pois até então não podíamos transferir para o estado do Paraná. Com a criação desta região de saúde nós teremos uma facilidade que vai se concretizar nos próximos meses a medida que isto se tornar oficial, devemos aguardar os trâmites legais. Mas o importante é que o pontapé inicial foi dado”, concluiu o secretário de Saúde de São Bento do Sul Dr. Manuel Del Olmo.

Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul

Gabriel Engler