Projeto de iniciação científica da EEB Lebon Régis representou Santa Catarina no 3º Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro

Alunas Campo-alegrenses foram destaque em evento de iniciação científica

Realizado pelas alunas Aline Franke e Carla Roberta Detroz Vieira, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lebon Régis, o projeto “Identificação de fungos liquenizados presentes nos troncos de Araucária angustifolia da região de Campo Alegre – Santa Catarina” representou o município de Campo Alegre e o estado de Santa Catarina no 3º Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro (ACAMCINOBR), entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na cidade de Portalegre, Rio Grande do Norte.

O trabalho científico, orientado pelos professores Luana Pachechne, de química, e Thiago Alex Dreveck, de Biologia, recebeu o apoio do diretor escolar Paulo Meister e de toda comunidade escolar.

O ACAMCINOBR é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos. O acampamento visa ainda promover à cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico e o convívio harmônico com a natureza.

Atividades como a que foi desenvolvida são promissoras para que os estudantes e professores envolvidos desenvolvam competências, habilidades e vivências atreladas à elaboração de projetos como a resolução de problemas cotidianos, a escrita científica, o uso de tecnologias para pesquisa, a gestão e execução de projetos, a elaboração de banners científicos, a socialização e oralização de resultados e a trocas de ideias voltadas a intercâmbios científicos e culturais.

A partir dos saberes e vivências, adquiridos durante a construção do projeto e com a participação no evento potiguar, o trabalho será semeado para outras escolas da região.

“Agradeço as alunas e professores orientadores por todo empenho e dedicação voltados a este projeto, sempre em busca de mais conhecimento aos nossos alunos. Agradecemos ao apoio e a parceria de todos os envolvidos, em especial a 24ª Gerência Regional de Educação de São Bento do Sul – ADR de Mafra/SC e também a Prefeitura Municipal de Campo Alegre/SC”, disse Paulo Meister, Diretor da Escola.

O Projeto da EEB Lebon Régis com representação catarinense no acampamento de Iniciação Científica em Portalegre RN. Garantiu credencial para a maior feira da América Latina, a FEBRACE 2019 em São Paulo/SP.

Resultado:
-Primeiro lugar em ciências biológicas

– Primeiro lugar geral

Projeto

O projeto iniciou no ano passado, durante a primeira parte do projeto as alunas envolvidas realizaram algumas leituras, para que pudessem se inteirar sobre o que é e como proceder para realizar uma pesquisa de cunho científico. O estudo foi direcionado ao tema fungos liquenizados, conhecidos também como líquens.

Após a primeira etapa, foram realizadas saídas a campo que tiveram como objetivo a coleta de líquens presentes em troncos de araucárias. Para isso, foram selecionadas 3 áreas do município de Campo Alegre. A primeira área foi na Localidade de Avenquinha, em região de mata com proximidade de áreas de pasto. A segunda área foi nas margens da rodovia SC- 110, no quilômetro 12, sentido distrito de Bateias de Baixo. Por fim, a terceira área foi no centro da cidade. Em cada área foram coletadas amostras e registradas imagens dos fungos liquenizados de 20 árvores.

A pesquisa tem como foco na análise química dos espécimes para confirmação de algumas espécies. O estudo pode promover e popularizar discussões sobre a importância da araucária para a o bioma de Mata Atlântica, visto que é espécie ameaçada de extinção. Outra importância se debruça sobre as possíveis aplicações dos fungos liquenizados, visto sua influência ecológica para com várias espécies e devido a indicação do uso de algumas espécies como medicamentos, corantes alimentícios, corantes têxteis, bioindicadores, etc.

Durante a pesquisa foi identificado à espécie Cryptothecia rubrocincta que atua como indicador de poluição ambiental, presente apenas na área mais retirada.

O que são os fungos

Fungos liquenizados “são associações simbióticas entre algas e fungos que resultam em um talo” (AHMADJIAN. In: SPIELMANN e MARCELLI, 2006, p.1). Pesquisas indicam o uso de algumas espécies para: fabricação de cosméticos, antibióticos e antitumorais, e como bioindicadores (van HERK et al. 2002. In: SPIELMANN e MARCELLI, 2006).  O forófito com maior “diversidade de líquens” em “vegetação florestal do sul do Brasil” (SANTOS, 2012, p.4) é a Araucaria angustifolia, espécie ameaçada de extinção importante para interações ecológicas da Floresta Ombrófila Mista, do Bioma Mata Atlântica.

Gabriel Engler