Prefeitura de Campo Alegre realiza limpeza de poços artesianos e caixas de água do município

Secretaria de Saneamento Ambiental conscentiza sobre a importância da limpeza dos reservatórios

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre está realizando limpeza de todos os reservatórios de água da cidade e também a limpeza em dois poços artesianos que abastecem as comunidades rurais. A medida visa garantir a qualidade da água fornecida para a população.

O Secretário de Saneamento Ambiental, Peterson Kohler, explica que o trabalho que está sendo realizado nos poços artesianos irá colaborar para melhorar a qualidade da água. Na comunidade do São Miguel, além da limpeza, será feito a manutenção da bomba e substituição dos canos que antes eram galvanizados para PVC. “Realizamos também a higienização do poço, onde através de um equipamento é colocado um produto para soltar as sujeiras da tubulação, assim mantemos a qualidade e a estabilidade do poço artesiano, bem como das motobombas nele instaladas e principalmente da água que será fornecida por ele”, disse o Secretário.

O tratamento da água segue uma série de parâmetros definidos em lei. A Portaria 518, do Ministério da Saúde, determina que a água seja analisada periodicamente para o acompanhamento de indicadores como presença de cloro, turbidez, cor, entre outros. As coletas de material para análise é feita no laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA), esse processo de analise é realizado semanalmente no município. “Isso é feito para garantir que a água esteja dentro dos parâmetros legais tanto no momento da saída da ETA quanto na chegada ao imóvel”, diz o secretário.

“A limpeza periódica das caixas de água é um complemento importante ao trabalho que desenvolvemos”, completa e reforça que a limpeza residencial é responsabilidade de cada morador, que deve efetuar o serviço no mínimo uma vez por ano.

Gabriel Engler