Licenciamento via Consórcio Quiriri deve virar realidade em 2018

Na quinta-feira, o município de Rio Negrinho foi sede da reunião mensal de prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri. Entre os assuntos tratados, estava o licenciamento em nível regional, que passará a ser feito via Quiriri, e que deverá entrar em operação a partir do segundo semestre de 2018.

O encontro contou com a presença dos prefeitos Julio Ronconi, Magno Bollmann e Rubens Blaszkowski, que durante a manhã trataram sobre o orçamento para o ano de 2018, ações pontuais como o Circuito das Araucárias, assessoria de projetos, e licenciamento ambiental. Durante a reunião, o advogado Manolo Del Olmo fez uma apresentação do cronograma de trabalhos para que o consórcio esteja atendendo aos municípios e emitindo as licenças, e em se mantendo o cronograma, no mês de agosto do próximo ano toda a estrutura necessária incluindo profissionais, equipamentos e sistemas já deverão estar prontos para que o Consórcio inicie a emissão das licenças ambientais.

O presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, destacou a importância da emissão de licenças ambientais através do consórcio: “Nós estamos trabalhando muito com toda equipe para agilizar este processo e atender toda a demanda nos municípios integrantes do consórcio é o nosso objetivo. São muitas solicitações represadas e paradas devido a burocracia. Queremos agilizar tudo isso”, disse Magno.

Para o prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi, é de fundamental importância para os municípios que os processo de licenciamento ambiental sejam agilizados, já que via órgão estadual já um represamento, que acaba impedindo principalmente novos investimentos particulares. “Isso trava o desenvolvimento da cidade. É necessário mais agilidade na análise dos licenciamentos, para que os investimentos, principalmente por parte da iniciativa privada, não fiquem parados”, destacou ele, que crê que com o licenciamento via Quiriri, haverá um salto no desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Rio Negrinho.