Seminário em comemoração ao Serviço de Família Acolhedora foi um sucesso

Aproximadamente 200 pessoas participaram do 1º Seminário sobre Família Acolhedora de Campo Alegre, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. O evento foi uma promoção da Prefeitura em parceria com o Judiciário, Ouse Eventos e o Grupo de Estudos e Apoio a Adoção e a Convivência Familiar Gerando Amor, de São Bento do Sul.

O seminário teve como objetivo o de celebrar e dar visibilidade aos 10 anos do programa de acolhimento familiar e, ao mesmo tempo, divulgar as experiências, os desafios e as conquistas adquiridos no município.

Na sexta-feira (10) ocorreu a abertura do evento, onde foi debatido sobre o tema “A família acolhedora na primeira infância: a importância do afeto no desenvolvimento infantil”, o tema foi explanado pela servidora pública Jane Valente, de Campinas, São Paulo, e o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança e filho de Zilda Arns, o médico Nelson Arns Neumann, a conversa foi intermediada por Bel Bittencourt, Assistente Social de São Bento do Sul.

Durante a cerimônia de abertura o prefeito Rubens Blaszkowski, ressaltou a importância do seminário e do serviço. “Agradeço ao Dr. Edson em trazer o evento para Campo Alegre, é uma honra sediar o 1º Seminário da Família Acolhedora. Lembro que nós não tínhamos a Secretaria de Assistência Social em Campo Alegre, vendo à demanda a necessidade e a objetividade de prestar assistência as famílias que necessitam do serviço, enviamos um projeto para a câmara de vereadores para a criação da secretaria. Que todos possam conhecer o programa de acolhimento, que funciona de forma exemplar em Campo Alegre e os benefícios dele”, disse Rubens.

O juiz Edson Luiz de Oliveira, de São Bento do Sul, agradeceu a presença de todos e também as pessoas que confiam no trabalho da Justiça da infância e Juventude de São Bento do Sul. “Fico feliz por ter trazido o seminário para o município de Campo Alegre, onde tem mostrado comprometimento com a criança e adolescente, com os acolhidos que são muito bem tratados, o evento é um marco para a cidade, agradeço ao prefeito Rubens que prontamente nos acolheu e colocou o que foi possível para o evento estar a contento de todos”, finalizou.

Já no sábado dia 11, dois temas entraram em pauta: “A importância do brincar para o desenvolvimento infantil” e “Os aspectos do cuidado no acolhimento de crianças vitimas de violência”. Além de Jane, esteve presente no encontro, a professora e especialista em Educação Infantil, Masristela Cizeski, de Blumenau.

A Secretária de Assistência Social de Campo Alegre, Marcia Friedrich, destaca que o evento superou as expectativas. Foi de um aprendizado mútuo tanto dos palestrantes como de todos que estavam participando. O seminário fortaleceu a implementação das políticas públicas de assistência social desenvolvidas no município.

Também esteve presente no evento o Prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollman, Dirigente do Grupo Gerando Amor, Tiago Iraton da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Edimar Salomon, proprietário da Ouse Eventos, Luiz Bittencourt, Secretários Municipais, Assistentes Sociais de todo o Estado de Santa Catarina, famílias acolhedoras do município e comunidade em geral.

O serviço de acolhimento em Campo Alegre conta com uma equipe exclusiva coordenada por Gustavo Amaral. Ainda fazem parte à psicóloga Daniele Almeida da Guia e a Assistente Social, Elizete Terezinha Foletto Florencio, que realizam o trabalho direto com as famílias e acolhidos.

 

 

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

 Prefeitura Municipal de Campo Alegre