Lançado projeto para desenvolvimento de marca regional do Consórcio Quiriri

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (6), durante encontro de representantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri, em Corupá, o projeto de posicionamento competitivo e desenvolvimento de marca que envolve os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá com o intuito de trabalhar e fortificar o turismo regional. Entre as novidades do trabalho foi a apresentação de uma plataforma de engajamento online chamada de Movimento Quiriri – movimento.quiriri.com.br  e será um meio de inteiração com o público destes quatro municípios para criação da marca regional.

Participaram do evento, que ocorreu na Associação Empresarial de Corupá (Aciac), os prefeitos de Corupá de João Carlos Gottardi, de São Bento do Sul Magno Bolmann (também presidente do consórcio), de Rio Negrinho Júlio Ronconi e de Campo Alegre Rubens Blaszkowsky, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra Abel Schroeder, representantes da empresa licitada para desenvolver o trabalho, além de integrantes dos setores de turismo de prefeituras e de empresas ligadas ao setor.

Em julho deste ano o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado Leonel Pavan assinou o repasse de R$ 230 mil para a realização de um Place Branding Regional (marca) e Plataforma de Comunicação para os municípios de  Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre que integram Consórcio Intermunicipal Quiriri. O convênio foi firmado entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e a Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, que licitou a empresa para a prestação do serviço ao Consórcio Intermunicipal Quiriri. A empresa vencedora da licitação foi a Le Padron Consultoria de Planejamento Urbano, de Joinville.

Desde o início do ano os quatro municípios do Quiriri estão trabalhando em sintonia na construção de seus planos municipais de turismo, e em paralelo vão promover o plano de turismo regional. Além destes planos, o recurso que foi disponibilizado pelo governo do Estado foi utilizado para a contração da empresa que já iniciou o projeto de elaboração da marca-regional, que vai muito além de um simples logotipo local ou regional. Trata-se da soma dos atributos físicos, sociais e culturais de um lugar, traduzidos em um posicionamento claro e singular, compartilhado por moradores e visitantes.

Na manhã desta segunda-feira o diretor o sócio-proprietário da empresa e consultoria licitada para o projeto, Gabriel Gollnick ,  apresentou como será realizado o projeto de posicionamento competitivo e desenvolvimento de marca regional e para a plataforma de comunicação dos quatro municípios. Esta plataforma de comunicação é composta pela criação da marca da região, produção de mídia profissional, site oficial, e-mail de marketing, folder e flyer, camisetas e sacolas (como souvenirs), anúncios de revistas e outdoors. Todo este processo envolve pesquisa de campo, diagnóstico, oficinas de criação com a participação da sociedade, concepção da marca e operacionalização envolvendo os quatro municípios que integram o Consócio Quiriri.  “Precisamos ir além, a marca deve ter retorno social, econômico e político para as cidades integrantes do Consórcio”, comenta Gabriel.

O Prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, mencionou a importância dos municípios da região estar caminhando juntos para o fortalecimento turístico da região. “O Consórcio Quiriri é de grande importância para região, assim alavancando o potencial turístico dos municípios integrados. Estamos trabalhando firme para o desenvolvimento de nossa região”, disse.