Equipe de Turismo de Campo Alegre participa de assembleia em Corupá

Representantes das áreas de hotelaria, restaurantes, agências de viagens, setor produtivo de plantas e frutas e de prefeituras de 16 municípios da região Norte do Estado participaram na manhã desta terça-feira (13) em Corupá da assembleia do Instituto de Desenvolvimento Turístico do Norte de Santa Catarina, braço executivo da Instância de Governança do Norte de SC. A reunião ocorreu no Hotel Tureck Garten.  O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi e o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer do município Juliano Millnitz abriram a assembleia.

Entre os assuntos a serem discutidos estiveram o planejamento e ações das instâncias relacionadas ao turismo da região Norte, informações para formatação de pacotes e ações para a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) relacionadas à Rota do Caminho dos Príncipes, entre outros.

Segundo a Presidente da Instância Rosicler Dedekind, o trabalho da Instância de Governança do Norte de SC é apartidário e tem como objetivo promover o turismo na região do Caminho dos Príncipes que compreende 16 municípios incluindo Joinville, Jaraguá do Sul, Corupá entre outros. “O turismo é uma fonte de desenvolvimento econômico imensurável para esta região e por isso precisamos estar unidos para alavancar cada vez mais este setor”, completou.

Os representantes das 16 cidades que participaram da assembleia da Instância foram recebidos com um café com produtos típicos de Corupá à base de banana como  strudel, cucas, balas e a fruta in natura como forma de demonstrar o potencial do município que é Capital Catarinense da Banana.

O prefeito João Carlos Gottardi destacou que o potencial que a região do Caminho dos Príncipes tem para o turismo e evidenciou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Corupá com a constituição do Plano Municipal de Turismo que deve contribuir ainda mais para o crescimento deste setor na região.

Instâncias

As Instâncias de Governança Regional estão inseridas no contexto do Programa de Regionalização do Turismo de Santa Catarina da Secretaria de Estado do Turismo. Criadas em 2008, têm o intuito de ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para a qualificação e ampliação da oferta turística regional. Cada uma das dez regiões turísticas do Estado apresenta uma IGR sendo então: Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Caminho dos Canyons, Serra Catarinense, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Vale do Contestado, Grande Oeste, Caminhos da Fronteira e Costa Verde e Mar.

Fonte: Assessoria de imprensa de Corupá.