Doação de ventilador pulmonar para o Hospital São Luiz

O Hospital São Luiz de Campo Alegre, recebeu por doação um aparelho respirador DRD4 Plus, adquirido e repassado pelo grupo das Meninas do Bem. A entrega foi feita perante integrantes do corpo clínico, gestores e a secretaria municipal Saúde. O equipamento, primeiro na história do Hospital resultou de uma ação e parceria entre As Meninas do Bem e a empresa Leistung Equipamentos Ltda. de Jaraguá do Sul. Com custo de R$-9.100,00, As Meninas do Bem pagaram R$7.800,00 e a Leistung ofereceu um desconto de R$1.300,00.

Importância do equipamento

Para os gestores do Hospital São Luiz, Tércio Egon Kasten (presidente) e Hilário Dalmann (administrador), a importância da doação mostra a força e o empenho do voluntariado e que através deste equipamento beneficia toda a comunidade de Campo Alegre, além de ser uma ferramenta de suma importância para vítimas de acidentes rodoviários e que recebem quase sempre os primeiros socorros no São Luiz, devido estar situado em uma região cortada pela SC-301 (Serra Dona Francisca) de grande incidência. Também médicos e a secretaria da Saúde que usou da palavra, ressaltaram a magnitude do gesto e a importância do equipamento. Um pulmão artificial que vai salvar muitas vidas.

O Hospital São Luiz

Fundado em 21 de agosto de 1960, o Hospital São Luiz foi administrado até três anos passados pelas irmãs Salvatorianas do Instituto de Ensino e Assistência Social, tendo notabilizado-se pelo atendimento Ortopédico através do médico de saudosa memória Karl Dudda, Em 2013 o patrimônio foi adquirido pela prefeitura Municipal que terceirizou a administração para o Instituto Santè, associação sem fins econômicos de direito privado, uma OSCIP, que administra também unidades em São Miguel d’Oeste e Dionísio Cerqueira.

As Meninas do Bem

As Meninas do Bem é um grupo de senhoras da sociedade campo-alegrense, Joinville, Curitiba e São Bento do Sul que se reúne há anos, mensalmente, para confraternizar e fazer o bem. Não possui diretoria nem constituição jurídica. São 25 integrantes e que além do lazer, uma vez por ano organizam um Jantar do Bem, quando convidam outras mulheres e com a renda promovem ações comunitárias, como está. O grupo é liderado pelas senhoras Dulce(Duda) Moeller e Alice Duvoisin.

Fonte: Instituto Santé