Conselheiros do Instituto de Previdência Municipal tomam posse

Aconteceu no dia 04 de setembro, na sede da Prefeitura Municipal, a posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal e Conselho Administrativo do Instituto de Previdência Municipal de Campo Alegre (IPRECAL). A eleição foi realizada no dia 11 de agosto, onde os servidores da Prefeitura de Campo Alegre votaram, através de urnas colocadas em alguns setores da prefeitura.

O regime próprio de previdência é gerido por uma autarquia, que fica responsável pela manutenção permanente do cadastro dos servidores públicos titulares de cargo, seus dependentes e beneficiários e a gestão dos recursos arrecadados. O trabalho é todo fiscalizado pelos próprios conselheiros. O Instituto de Previdência Municipal deve seguir os requisitos e critérios fixados pela legislação federal para o regime próprio de previdência social. A autarquia é autorizada por lei a atuar nas demais áreas da seguridade social, sendo responsável única e exclusivamente pelo pagamento de aposentadoria e pensões de servidores.

Jefferson Jean Duvoisin, Diretor Executivo do IPRECAL, conta que o instituto foi constituído por lei municipal em 17/01/2001, hoje consta com um patrimônio líquido de R$ 32.000.000,00. São 378 segurados ativos e 118 aposentados/pensionista, que geram um passivo em beneficio no valor de R$ 235.962,80, valor este coberto pelas contribuições patronal e dos segurados R$ 279.708,57, mais aporte financeiro R$ 14.000,00, repasse do Tesouro Municipal R$ 37.000,00, e compensação previdenciária R$ 10.000,00. “É de grande importância de empossarmos os novos conselhos, para acompanhar e ajudar na administração do instituto”, disse.

De acordo com o prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, a segurança do bom funcionamento do Instituto está nas mãos dos conselheiros. “Nenhum dos servidores foi convocado a participar, todos se interessaram de maneira livre e espontânea, mostrando a vontade em participar do Instituto, opinando e fiscalizando todos os atos”, ressalta o prefeito. “Os empossados hoje devem enxergar longe, agindo sempre a favor dos servidores públicos municipais, com rigor nos gastos públicos”, diz. “A previdência própria é um benefício para todos, estamos pensando no futuro dos nossos colaboradores que fazem a máquina funcionar”, finaliza Rubens.