Santa Catarina é destaque entre destinos mais visitados por turistas estrangeiros

Dos 10 destinos mais visitados no país no ano passado para viagens de lazer de visitantes internacionais, três são de Santa Catarina. Os dados são de pesquisa do Ministério do Turismo. No ranking estão Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú, respectivamente em 2º, 6º e 8º lugares. A lista é liderada pelo Rio de Janeiro, e na 3ª posição apresenta Foz do Iguaçu, outro município do Sul citado entre os mais visitados pelos turistas estrangeiros.

“A campanha O Sul É Meu Destino, lançada na semana passada, vai impulsionar ainda mais a divulgação da região Sul, que já é destaque nos indicadores de turismo internacional no país”, comentou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. A campanha prevê a divulgação integrada de atrativos turísticos dos três estados do Sul. Com o conceito “Sul. Não dá para contar, tem que conhecer” e um investimento estimado em R$ 5 milhões, a campanha busca o público formado por jovens, casais, famílias e o turista de negócios.

Para cada um desses segmentos, haverá mensagens específicas. O foco da divulgação até o dia 23 de setembro será as cidades de Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis pela emissão de 70% dos turistas brasileiros. De acordo com o Ministério do Turismo, de todos os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 14,4% desejam ir para o Sul e é neste período que as pessoas começam a planejar suas férias de verão.

No ano passado, segundo o Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 6,6 milhões de visitantes internacionais, dos quais 56,8% em viagens de lazer. Dos 10 destinos mais visitados com essa motivação, quatro foram da Região Sul. Florianópolis ficou em segundo lugar, atraindo 17,9% dos visitantes, abaixo somente do Rio de Janeiro, principal destino de lazer do país com 32% dos turistas estrangeiros. Florianópolis ficou à frente de outras grandes capitais brasileiras como São Paulo e Salvador.

No turismo de negócios, a presença dos destinos da região Sul do país, com 12,5% de participação, também é expressiva. Tem quatro entre os dez destinos mais visitados a negócios. Curitiba é o terceiro, abaixo somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Logo em seguida está Porto Alegre. Foz do Iguaçu e Florianópolis ocupam a 7ª e a 10ª posição respectivamente. Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Foz do Iguaçu estão também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais (ICCA/2016).

Fonte: Secretaria do Estado de Turismo,Cultura e Esporte