Parlamentar enaltece nova sede do Museu Municipal Bento Sylvio Munhoz

O vice-presidente da Câmara, Raul Johanson (Dem), enalteceu as obras de reconstrução da casa de madeira construída em 1931, que nas últimas semanas foi removido de seu antigo local, que abrigará em breve o Museu Municipal Bento Sylvio Munhoz. O novo local onde a estrutura vem sendo construída, está situada ao lado do terminal rodoviário, no Centro da cidade. A localização e o bom andamento dos trabalhos, motivou o parlamentar a parabenizar o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD) e a Secretária de Cultura, Marília Scheffer.

Raul comentou durante a Palavra Livre, nas sessões anteriores, que o local escolhido é de grande movimentação de pessoas, o que na visão dele, irá favorecer as visitas no Museu. Ele afirmou que o local vai dispor de estacionamento, e certamente, já estará pronta e aberta ao público em breve. “Foi uma opção excelente o novo local, o lugar está ficando muito bonito. Quero aproveitar para parabenizar o prefeito e a secretária de cultura pelo excelente trabalho”, mencionou.

Sobre mudança de endereço

A  remoção da casa de madeira construída em 1931 pelo ex-prefeito Adolfo Paulo Herbst, no Centro de Campo Alegre, após pedido apresentado pelos proprietários do terreno onde o imóvel, quase centenário, estava instalado, foi concluído na semana anterior. Com o intuito de preservar a história e a estrutura construída há 85 anos, a Prefeitura está reconstruído a residência, em um espaço ao lado do terminal rodoviário.

Conforme a secretária de Cultura, Marília Scheffer, como se trata de uma obra muito antiga, alguns cuidados básicos na remontagem da estrutura estão sendo tomados por todos trabalhadores envolvido no trabalho. Segundo ela, a previsão é que o Museu Municipal Bento Sylvio Munhoz seja reaberto no local dentro dos próximos 60 dias. “Algumas partes, como o telhado, não será possível reutilizar. Por isso estamos tendo alguns contratempos nos trabalhos”, explica.

Marília explica ainda que a parte de banheiros e cozinha não será construída neste primeiro momento, em virtude da falta de recursos. Ela afirma que a intenção, no momento, é trabalhar para manter preservado o corpo principal do imóvel. “Nossos recursos são limitados, e nossa preocupação de início é o resgate histórico e cultural da edificação, pois o único elo que nos faz sentir campo-alegrenses, é a raiz cultural com o meio em que vivemos”, explica.

Todo o acervo do Museu Municipal Bento Sylvio Munhoz foi guardado na Casa da Cultura. Após a conclusão da reconstrução da antiga casa de madeira, a Prefeitura irá reabrir o museu para visitação e inaugurar o novo local. Porém, tendo em vista todos os trabalhos que estão sendo realizados, não existe previsão de quando o museu seja reaberto.

A secretária de Cultura explica que a escolha do novo local para abrigar o imóvel ocorreu após encontros realizados pelo Conselho Municipal de Turismo. “Os conselheiros ressaltaram que neste espaço, a visibilidade da casa é privilegiada, servindo a mesma como portal de entrada para a Av. Dr. Getúlio Vargas, nossa antiga Estrada Dona Francisca e principal via da cidade”, finaliza Marília.