Museu municipal vai mudar de endereço

O Museu Municipal Bento Sylvio Munhoz, em Campo Alegre, irá para um novo local. A Casa de Madeira, construída em 1931, pelo ex-prefeito Adolfo Paulo Herbst, a qual tem abrigado o acervo do Museu Municipal está localizada em terreno particular de propriedade da família Schneider, cuja administração do imóvel é feita pela Imobiliária Hacasa de Joinville. Recentemente os proprietários solicitaram oficialmente ao nosso prefeito municipal, o cancelamento do contrato de comodato que havia entre as partes. Em outras palavras,  a prefeitura deve efetuar a retirada do acervo do museu desta área particular, pois a intenção dos proprietários é investir no local. Não havendo interesse na antiga casa, e sim somente no terreno que tem localização privilegiada, a HACASA concordou em doar a edificação para a Prefeitura Municipal de Campo Alegre.

Conforme a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Marília Scheffer, o imóvel é de relevância histórica e cultural para o município de Campo Alegre, tratando-se de uma casa quase centenária, com arcos feitos ainda no serrote, onde por 14 anos sua finalidade foi abrigar  à sede do Museu Municipal Sylvio Bento Munhoz. Com o parecer favorável da Imobiliária Hacasa, o patrimônio foi incorporado junto ao patrimônio público, aprovado junto à Câmara de Vereadores Municipal.

Marília conta ainda que a prefeitura buscou alternativas para que o museu não volte para a Casa da Cultura como foi no ato de sua criação e que o mesmo tenha sua sede própria. Também foi pensado em um novo local de fácil acesso aos munícipes e turistas para visitação. “Levantamos dentro do Conselho Municipal de Turismo três opções de locais públicos para esta realocação, onde a área da rodoviária foi votada como a melhor opção. Os conselheiros ressaltam que neste espaço a visibilidade da casa é privilegiada, servindo a mesma como portal de entrada para a Av. Dr. Getúlio Vargas, nossa antiga Estrada Dona Francisca e principal via da cidade”, disse Scheffer.

A parte de banheiros e cozinha não será construída neste primeiro momento. A prefeitura se certifica de que o corpo principal da casa se mantenha preservado, e futuramente prevê a construção de banheiros, e a finalização da pintura e acabamento da casa. “Nossos recursos são limitados, e nossa preocupação de início é o resgate histórico e cultural da edificação, pois o único elo que nos faz sentir Campo-alegrenses, é a raiz cultural com o meio em que vivemos”, explica Marília.
O desmanche da edificação da casa do museu está previsto para finalizar até o dia 16 de agosto e logo depois remontado. A prefeitura esclarece para a comunidade que o terreno localizado na Rua Cel. Bento D’Amorin, em frente ao Colégio Lebon Régis, antigo museu, é de propriedade particular. Obras futuras feitas lá não serão de responsabilidade da prefeitura municipal.

“Convido os munícipes para acompanhar as obras de mudança do museu, pois faz parte da nossa história”, menciona prefeito Rubens Blaszkowski.