Prefeito Rubens participa da inauguração do CEDUP

Prefeito Rubens Blaszkowski esteve em São Bento do Sul, juntamente com o Governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo, vice-prefeito Sebastião Kons e vereadores Campo-alegrenses da base aliada, na solenidade de inauguração do Centro de Educação Profissional (Cedup) Padre Afonso Robl.

Para o prefeito Rubens é uma grande conquista para o planalto norte catarinense. “A disponibilidade do centro de educação é de grande importância, onde os futuros profissionais vão atender em nossa região. Também destaco que é uma oportunidade para os campo-alegrenses terem acesso ao ensino superior e técnico. Ainda aproveitei a presença do nosso governador para tratar sobre novos investimentos para o nosso município”, disse.

Em seu discurso, Colombo enalteceu o grande prestigio do evento e a profissão exercida pelo padre Afonso Robl, o qual também foi professor. Ela ainda destacou a parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio da qual foi possível colocar em funcionamento o Cedup.  “É um belo prédio em uma excelente estrutura. Um espaço muito completo que será operado em conjunto com a Udesc, enquanto a universidade constrói o seu prédio, que deve ficar pronto em um ano. Nesse período, ela vai utilizar o espaço físico e trazer todo o dinamismo de uma universidade. Fico feliz em ver uma obra dessa importância e qualidade pronta e começando a funcionar”, comentou.

A estrutura de mais de sete mil metros quadrados terá 12 salas de aula, seis laboratórios para atividades de pesquisa e extensão, duas oficinas, biblioteca, auditório com 200 lugares, ginásio de esportes, salas para atividades administrativas, refeitório, cozinha, depósito e almoxarifado. O espaço conta ainda com estacionamento e área de convivência.

O investimento chegou a R$ 8,6 milhões do Ministério da Educação (Mec), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Governo do Estado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Prefeitura de São Bento do Sul também foi parceira com a doação do terreno.

Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, explica que são oito novos Cedups que vão se somar aos já existentes na ampliação das vagas da educação profissional. “Esse é um trabalho importante. Quatro centros já foram entregues esse ano e temos mais quatro para entregar. É uma meta importante para atingir e melhorar a capacidade de formação técnica profissional no estado, aliada aos novos cursos de ensino médio integral e de educação profissional que já temos nas escolas estaduais”, disse.

O secretário-executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, destacou a atuação do governo na região, lembrando-se de vários investimentos que estão sendo realizados contemplam outros setores além da educação.

O evento contou ainda com a presença do Deputado Estadual Darci de Matos que estava representando o Presidente da Assembleia Legislativo de Santa Catarina, Silvio Dreveck. Presentes também os Deputados Estaduais Antônio Aguiar e Kennedy Nunes