ExpoeducAÇÃO 2017 e Tenda EDUCART mostrarão as dimensões do turismo, história e cultura de Campo Alegre

Alunos e professores das escolas municipais de Campo Alegre estarão expondo seus trabalhos pedagógicos e artísticos no 14º Festival de Inverno, na tenda “EDUCART -EDUCAÇÃO COM ARTE”, iniciando na sexta-feira (14) no Calçadão da Cascatinha. E no sábado, na Sociedade Amigos de Campo Alegre – SACA, onde estarão os projetos pedagógicos do Ensino Fundamental e na antiga pousada localizada na Cascata Paraiso da Serra no centro da cidade ao lado da prefeitura que abrigará os projetos educacionais do Ensino Infantil.Nosambientes destinados para a mostra, estarão expostos os trabalhos de releitura de espaços públicos, com foco no desenvolvimento do turismo da cidade. Na Tenda EDUCART serão realizados sarau de música e literatura, palestra de aperfeiçoamento para professores e apresentações artísticas dos alunos das escolas.

Na sexta-feira, 14 de julho, acontecerá um coquetel de lançamento da ExpoeducAÇÃO 2017 exposição dos projetos educacionais das escolas municipais, na tenda EDUCART, com inicio às 20 horas. Durante o lançamento haverá relatos dos profissionais do magistério e alunos, demonstrando como o processo dos projetos educacionais foram significativos no ensino e aprendizagem e como foram pensados, didatizados na sala de aula e socializados na Mostra Pedagógica. Para abrilhantar a noite o Grupo Coral Edelweiss de São Bento do Sul fará apresentação de um mini recital. O Grupo Coral e Musical “Edelweiss”, da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, que foi fundado em 1985 por Leones Malewschik Rudnick, que ainda o rege até hoje. Tem como objetivo a preservação da cultura e tradição germânica herdadas dos seus antepassados. Em cinco turnês internacionais, esteve duas vezes na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, e República Tscheca, uma na Argentina e duas na África do Sul. Em quatro turnês nacionais esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em 2007 participaram de gravações para a Rede Globo de Televisão em cenas da novela “Duas Caras”.

“O nosso ensejo é que os alunos aprendam cada vez mais e incorporem estes conhecimentos a partir dos projetos propostos pelos professores. E a exposição é um espaço concreto para expor as atividades desenvolvidas em sala de aula”, enfatizou a Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental, Maira Tarragô Miranda.

Segundo a Secretária de Educação, Leda Carina Munhoz Odia, a tenda EDUCART é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que vem fortalecer o Festival de Inverno que é marca registrada no calendário do município. “Todas as equipes da Educação e das escolas trabalharam forte na parte cultural, e é isso que vamos levar para o festival; uma atração a mais para o publico que estará presente. O evento irá mostrar o que nossas escolas têm dentro da disciplina de turismo, e como trabalharam, em todas as esferas do município, na agricultura familiar, pontos turísticos, ecologia, sustentabilidade e outros”, disse Leda.

“Convido a todos para prestigiar o lançamento dos trabalhos na sexta-feira, onde vamos contar com apresentação do Grupo Coral Edelweiss de São Bento do Sul e também no sábado às 15 horas o publico presente venha assistir a Palestra Educacional: Escola e comunidade, educando para a vida. A Palestrante será a mestre em Educação, Vanessa Zanoncini Coordenadora Regional de Santa Catarina do Grupo Positivo”, disse Maira Miranda.

Café com cultura

No sábado à noite dia 15 a partir das 19 horas será realizado um Doce Café Colonial na Casa de Eventos Swett Home, localizado no parque industrial, o café conta com o tema “Lembranças de um campo que sempre foi alegre”.

Maira Miranda, Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental, conta que durante o café será feito uma Roda de conversa com os historiadores campo-alegrenses. “Vamos ter a participação de Lauro Schwarz, Robson Duvoisin e o editor do blog Eu moro, eu morei em Campo Alegre – SC, Laertes Prestes de Souza”.

“Pobre é o povo que ignora suas raízes, esquecendo sua historia. Feliz é a população de Campo Alegre, que no sábado dia 15 de julho próximo, terá oportunidade de conhecer e interagir com pessoas que curtem nossa história em meio a um saboroso café  colonial. Estou muito feliz em poder participar deste  encontro trocando ideias e aprendendo com vocês. Obrigado, nos veremos lá”, mencionou o historiador Lauro Schwarz.

Essa é a décima quarta edição do Festival de Inverno de Campo Alegre será nos dias 14 a 23 de julho de 2017, a tenda EDUCART é uma realização da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.