Campo Alegre realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Ocorreu nesta quinta-feira (06) a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretaria de Assistência Social. A Conferência Municipal tem como Tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Estiveram presentes na abertura do evento que ocorreu pela manhã o prefeito Rubens Blaszkowski, a Secretária Municipal de Assistência Social, Marcia Friedrich, a Presidente do Conselho de Assistência Social de Campo Alegre Danielle Almeida da Guia, representantes de entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e interessados na política municipal de assistência social, além do público em geral.

Durante o evento ocorreu uma palestra abordando o tema da conferência, o palestrante é Ismael de Córdova, advogado e mestrando em desenvolvimento socioeconômico, atualmente é Diretor Estadual de Assistência Social na Secretaria de Estado de Santa Catarina e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social.

A presidente do conselho de assistência social de Campo Alegre, Danielle Almeida da Guia, menciona que a conferência tem a incumbência de conferir a avaliar os avanços, conquistas, desafios e dificuldades apresentadas nas deliberações da conferencia municipal anterior e consolidar o SUAS em nossa cidade.

Marcia Friedrich, Secretária Municipal de Assistência Social, ressalta que a VII Conferência Municipal da Assistência Social tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. “A política social só existe quando há melhoria na vida das pessoas. E o conselho de assistência social tem um papel muito importante para melhorar a assistência em todas as áreas”, disse.

Para o Prefeito Rubens Blaszkowski a conferência é uma excelente oportunidade para a busca de soluções para que a área social seja tratada cada vez mais com igualdade para todos. “O conselho de assistência social tem um papel muito importante para melhorar a assistência em todas as áreas”, completou.

As conferências de assistência social são eventos que têm como propósito avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

Após a palestra do Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Ismael de Córdova, foi realizado um debate e à tarde ocorrem os grupos de trabalho. A conferência encerra com a plenária final em que vão ocorrer as deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho.  Depois estas propostas serão apreciadas e votadas pelos delegados na plenária final que deve resultar em um conjunto de deliberações para o próprio município,  quatro deliberações para o Estado  e deliberações para União.