Conselho promove conferência municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretaria de Assistência Social realizam a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o Tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 06, das 08 às 17 horas.

Durante o evento ocorre uma palestra abordando o tema da conferência, o palestrante é Ismael de Córdova, advogado e mestrando em desenvolvimento socioeconômico, atualmente é Diretor Estadual de Assistência Social na Secretaria de Estado de Santa Catarina e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social.

A presidente do conselho de assistência social de Campo Alegre, Danielle Almeida da Guia, menciona que a conferência tem a incumbência de conferir a avaliar os avanços, conquistas, desafios e dificuldades apresentadas nas deliberações da conferencia municipal anterior e consolidar o SUAS em nossa cidade.

Marcia Friedrich, Secretária Municipal de Assistência Social, ressalta que a VII Conferência Municipal da Assistência Social tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. “A política social só existe quando há melhoria na vida das pessoas. E o conselho de assistência social tem um papel muito importante para melhorar a assistência em todas as áreas”, disse.

A Conferência está organizada em 4 Eixos:

EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Gabriel Engler

Prefeitura Municipal de Campo Alegre