Campanha de vacinação segue até dia 9

A meta de vacinação para Campo Alegre é de 90%, o município já vacinou 71% do público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uma busca ativa dos que ainda não foram imunizados para atingir a meta.

Devido à baixa procura para a vacina fez o Ministério da Saúde optar pela prorrogação até o dia 9 de junho com objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo. Compreende como público-alvo da campanha: para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

As doses estão sendo distribuídas no posto central de saúde e também nos postos de cada bairro pelo interior de Campo Alegre, quando todos atendem das 8h às 17hs.

De acordo com a Secretária da Saúde Deisi Estela Amorin, a vacina diminui o risco de contrair a gripe em até 90% dos casos, devendo ser tomada todos os anos. A vacinação da população na faixa de 60 anos contra a influenza ocorre porque estas pessoas apresentam maior risco de adoecer em decorrência de doenças como a gripe e a pneumonia.

Tipos de vírus

A vacina disponibilizada na campanha protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.