Turismo regional se fortalece entre os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá.

Na última terça-feira (23) ocorreu no auditório da Associação Empresarial de São Bento do Sul, o lançamento do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que será realizado pelo SEBRAE entre os municípios de São Bento do Sul, Corupá e Rio Negrinho. Este plano visa trazer ferramentas para a elaboração do Plano Municipal de Turismo – PMT dos municípios.

Campo Alegre também esteve presente, entretanto, por razões técnicas, fará a elaboração do Plano Municipal de Turismo com a contratação de outra empresa.

Os quatro municípios receberam três propostas para estudos e elaboração de projetos com relação ao desenvolvimento do turismo, sendo do SEBRAE, do SENAC, e o mais positivo da empresa privada de Joinville Le Padron, o único que abrange três etapas; Primeira etapa é Elaboração do Plano Municipal de Turismo, segunda etapa a Criação da Marca (Place Branding) e a ultima etapa Execução do Plano de Marketing, com foco no turismo sustentável (sendo que o Plano de Marketing poderia ser executado para os quatro municípios, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, ou individual para cada cidade, que futuramente poderá ser realizado entre os municípios, independente de qual empresa executar o Plano Municipal de Turismo).

A Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Marilia Scheffer, menciona que acredita que a melhor opção para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo para Campo Alegre é através do SENAC ou da LE PADRON. “O fato de não estarmos ligados ao PDITS/SEBRAE, não anula as ações conjuntas intermunicipais, pois ainda os quatro municípios por intermédio do Consórcio Intermunicipal Quiriri aprovaram o Plano da Acolhida na Colônia”, disse e complementa, “O Consórcio tem sido fundamental para a regionalização do turismo. Através dele, os municípios têm se organizado para se fazer presente em feiras regionais ligadas ao turismo, realização de Fórum de Turismo Intermunicipal, apoio fundamental para o Circuito das Araucárias, entre outras ações”, explana Marilia.

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável/SEBRAE é uma excelente ferramenta para ajudar no desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo. “Não tenho dúvidas de que os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá colherão frutos”, afirma Marilia.

O Prefeito Municipal Rubens Blaszkowski, atesta que Campo Alegre realizará sim o Plano Municipal de Turismo, com outra empresa. “O município trabalhará sempre para garantir que a atividade turística seja sustentável, unindo forças de toda nossa região”, finaliza.