Assistência Social promove ação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Na ultima quinta-feira (18) foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E, para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social promove ações no município.
Na próxima quarta-feira (24) os alunos das oficinas do Centro de Referência de Assistência Social de Campo Alegre irão realizar um pedágio, com apoio da Polícia Militar, se mobilizando para entregar a motoristas e pedestres o panfleto alusivo à data contendo o slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, além de várias informações sobre o assunto, bem como os telefones para denúncia.
O Coordenador o Técnico do Serviço, Mario César Deunisio explica que Objetivo e conscientizar a violência para os munícipes de campo alegre. “A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Por isso a importância do trabalho informativo”, mencionou Mario.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído como 18 de maio pela Lei Federal n° 9970/2000. A proposta é dedicar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Denuncie! – Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
O Disque 100 funciona diariamente de 8 às 22 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil.