Conselho de Agricultura se reúne em Campo Alegre

Foi realizado na quinta-feira (13) reunião do conselho de agricultura de Campo Alegre, no Espaço Cultural. Durante a reunião foi discutido os programas que a Prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) disponibilizam para os agricultores.

Ildefonso Cardoso, extensionista do Escritório da Epagri de Campo Alegre abordou assuntos da feira de condôminos em Joinville onde a ideia é levar o produto por meio de feiras itinerantes, com o intuito de eliminar os atravessadores e permitir que sejam oferecidos produtos de qualidade a preços competitivos, ao levarem suas verduras, frutas e outros produtos aos condôminos residenciais de Joinville, os agricultores conseguem vender diretamente para os interessados.

A Epagri apresentou os resultados do programa do Governo do Estado de Santa Catarina para a compra de ovelhas a juros zero, valor disponibilizado foi de R$60.000,00. O programa foi realizado durante a Festa Estadual da Ovelha, com 100% de adesão.

Secretário de Desenvolvimento Econômico Edilson Pruckneski, mencionou que outro programa discutido na reunião foi o programa de distribuição de calcário, esse ano prefeitura fará o pagamento do calcário e o produtor irá pagar o frete. “A previsão é que final de maio esteja disponibilizado para os agricultores que estiverem com seus cadastros em dia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Epagri também tem seu programa de calcário onde fara a distribuição em abril, definimos que os agricultores que se beneficiarem do programa do calcário pela Epagri não receberá da prefeitura, assim a expectativa é atendermos uma maior demanda de agricultores”, finalizou Edilson.