Prefeito Rubens Blaszkowski participa da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional em 2017
Na quinta-feira, 23, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini, participou, em Mafra, da primeira reunião de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra. No evento, ele apresentou a palestra “Dinamiza SC – Simplificando Processos, Gerando Desenvolvimento”.
Ao longo da apresentação, Chiodini falou sobre inovação, desenvolvimento econômico, tecnologia, gestão, sustentabilidade e meio ambiente, sempre destacando as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na região do Planalto Norte.
A reunião foi presidida pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, que apresentou os conselheiros natos do CDR – prefeitos municipais e presidentes das câmaras de vereadores dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul). Schroeder também deu posse aos conselheiros que representam a sociedade civil organizada, sendo dois representantes por município.
Estavam presentes na reunião os prefeitos Wellington Bielecki, de Mafra, Magno Bollmann, de São Bento do Sul, Julio Ronconi, de Rio Negrinho, Reginaldo Fernandes Luiz, de Itaiópolis, Rubens Blaszkowski, de Campo Alegre e Jean Carlo Medeiros de Souza, de Monte Castelo. O prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, foi representado pelo secretário de Desenvolvimento, Girseliano Moreira. Também se fizeram presentes os presidentes das Câmaras de Vereadores Eder Gielgen, de Mafra, Ronei Lovemberger, de Rio Negrinho, Celestino Smangoziski, de Itaiópolis, Altamir Glonek, de Papanduva, Josnei Chaloupeck, de Campo Alegre, e Antonio Carlos Magrin, de Monte Castelo. O presidente da Câmara de São Bento do Sul, Edimar Salomon, foi representado pelo vice-presidente Nivaldo Bogo.
Além dos conselheiros, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Silvio Dreveck, os deputados Antonio Aguiar e Darci de Matos, o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, representando o secretário executivo da ADR Canoinhas, além das principais lideranças e representantes de órgãos do governo da região.
As reuniões ordinárias do Conselho de Desenvolvimento Regional são trimestrais e itinerantes. Como a primeira foi realizada em Mafra, a segunda será em Rio Negrinho, no dia 22 de junho.
Entre as competências do CDR destacam-se:
– A discussão e o encaminhamento dos planos e programas relativos ao desenvolvimento regional para as Secretarias de Estado responsáveis por sua implementação;
– O incentivo, orientação e apoio aos programas de novos empreendimentos na região;
– A definição de prioridades de intervenção das funções públicas de interesse comum;
– O apoio na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, do Plano Plurianual e do Orçamento Anual;
– O debate da instituição e a proposta de regras de funcionamento de consórcios em âmbito regional.
“O conselho tem uma grande responsabilidade na discussão aprofundada dos rumos, potencialidades e vocações de nossa região e no planejamento efetivo para o desenvolvimento e construção de agendas positivas para o Planalto Norte”, destacou Abel Schoreder, secretário executivo da ADR Mafra e presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional.