Disciplina de Turismo nas escolas é tema de encontro
Representantes das prefeituras de Campo Alegre, São Bento do Sul, Corupá, e do Consórcio Quiriri se reuniram nesta quarta-feira (15) para debater mais algumas ações em conjunto para fomentar o turismo na região. O encontro contou com a participação da secretária de Educação de Campo Alegre, Leda Carina Munhoz Odia, que explicou o processo de inclusão da disciplina de Turismo na matriz curricular.
Durante o encontro, Leda explanou sobre o passo a passo para da inserção da disciplina aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na rede do município de Campo Alegre. “Tivemos a ideia por dois motivos: o primeiro foi ensinar, desde cedo, a importância do Turismo e dos valores da “nossa terra”, pois nosso município é muito rico e recebe diversos turistas. Havia ainda a necessidade da comunidade entender o seu grande papel, e perceber que todas as melhorias que a atividade econômica do turismo propõe tem relação direta com os benefícios aos munícipes campoalegrenses. Ao preparar as crianças estamos preparando um futuro sustentável, em respeito a nossa cultura”, disse, completando: “O outro motivo foi a necessidade de inclusão de horas atividades para os professores, onde, por lei, o professor que cumpre jornada de 40 horas semanais tem de ficar pelo menos 14 horas em atividades fora da sala de aula, ou seja, no planejamento”.
A partir daí foi reunido o Conselho Municipal de Educação, onde se aprovou o projeto, e posteriormente foi alterada a matriz curricular. “Comemoramos 1 ano de projeto implantado e os resultados são ótimos”, afirma ainda que os frutos já estão sendo colhidos, e desses, é notável a mudança de comportamento e auto-estima das famílias que começaram a perceber o quão valoroso é simplicidade da vida rural na pequena Campo Alegre.
Durante a reunião, Campo Alegre, ao servir como modelo na implantação da disciplina de Turismo, se dispôs para uma palestra aos Conselhos de Turismo e Educação para os municípios vizinhos implantarem lá a disciplina. Todos concordam que a região do Planalto Norte tem grande potencial e os representantes tem conversado para alinhar o desenvolvimento do setor em conjunto.