Campo Alegre se destaca no estado

As cidades de Campo Alegre e Papanduva atingiram metas na política de desenvolvimento, se destacando no Planalto Norte. Este patamar atingido por estes municípios foi possível com o trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor, que presta suporte aos micro e pequenos empresários. Além da formalização de Microempreendedor Individual (MEI), a Sala do Empreendedor assessora, esclarece dúvidas e oferece programas de capacitação em parceria com o Sebrae/SC.
É importante ressaltar que dos 295 municípios catarinenses, apenas 27 alcançaram a meta: Timbó, Indaial, Pomerode, Brusque, Itajaí, Camboriú, Araquari, Campo Alegre, Papanduva, São Bonifácio, Rancho Queimado, Angelina, Tubarão, Lauro Muller, Jacinto Machado, Lages, Correia Pinto, Abdon Batista, Joaçaba, Luzerna, Ipira, Chapecó, Seara, Passos Maia, São João do Oeste, Anchieta e Maravilha.
Em Campo Alegre, a Sala do Empreendedor, fica no andar térreo da Prefeitura Municipal, junto ao serviço de tributação, e tem como coordenadora a agente de desenvolvimento local, Lucimara Prestes de Souza Idalêncio. “Atendemos desde orientação, abertura do MEI, alvarás de funcionamento de todos os órgãos necessários para a abertura da empresa dependendo a atividade, emissão das guias DAS, declaração anual do MEI, alteração cadastral, inscrição Estadual quando a atividade exigir, autorização para emissão de nota fiscal”, explica Lucimara. “O micro Empreendedor vem na Sala do Empreendedor e não tem a necessidade de ir a mais nenhum lugar para conseguir a abertura da Empresa”, complementa. A Sala ainda tem como foco incentivar a participação do Micro Empreendedor nas compras públicas. E vale lembrar que todos os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor são gratuitos.
Oficialmente o serviço foi criado, em Campo Alegre, desde maio de 2016, mas já atende e incentiva o micro empreendedor desde junho 2015, a fim de legalizar negócios informais e facilitar a abertura de novas empresas. Somente no ano de 2016, foram registrados 351 atendimentos.