Turismo em pequenas propriedades rurais é tema em sala de aula

Nessa semana aconteceu na Escola Paulo Fuckner, em Bateias de Cima, Campo Alegre, uma aula diferente com algumas turmas do quintos anos na disciplina de Turismo. Idealizada pela professora Suelen Jordão, a aula focou em um tema que está crescendo muito na cidade: A importância da pequena propriedade para o turismo rural.

Para falar um pouco sobre o tema, a professora convidou o engenheiro agrônomo da prefeitura e chefe de agricultura de Campo Alegre, Gilson Brunnquell, acompanhado da veterinária Eloá Cristhine Prim. Entre os temas conversados com os alunos estava a elaboração de hortas, como planejar o uso das áreas, os insumos, por que o turismo rural está em evidência e o que as crianças e seus pais podem fazer para fortalecer esse trabalho.

O TURISMO RURAL COM BASE NO PEQUENO PRODUTOR RURAL

No Brasil, a pequena propriedade rural tem sido uma atividade de resistência, e os espaços que tem ocupado, em termos de qualidade e extensão de terras, são os espaços abandonados pelo capital e pela produção empresarial capitalista, altamente tecnificada. Assim, a dificuldade de acessar mercados importantes e grandes. Por isso, a estratégia da produção da pequena propriedade rural tem se apoiado principalmente na produção de produtos que fazem parte de seu consumo e que podem também ser ofertados nos mercados locais. Tradicionalmente a literatura viu nessa estratégia um limite, e a pequena propriedade rural foi identificada por muitos autores como produtora de uma agricultura de subsistência.
Esse limite não constitui, para a atividade turística, um óbice, uma barreira intransponível. Pois esta mesma estratégia pode ser fortalecida ou ampliada, no sentido de dotar a família de condições para oferecer uma alimentação básica, com produtos e sabores locais, para os turistas. A produção da pequena propriedade rural é essencialmente uma atividade fundada na policultura, isto é, no consorciamento de criação de pequeno e grande porte com a agricultura de plantas perenes (fruticultura) e de lavoura temporária (feijão, milho, mandioca). Essa complexidade permite que o pequeno produto e sua família, ou em circuito mais amplo, o conjunto de pequenas propriedades da comunidade local, possa produzir ela própria os produtos utilizados na preparação da alimentação que deve ser oferecida aos turistas.

Saiba mais sobre a implantação da disciplina de turismo nas escolas de Campo Alegre
A indústria do turismo é uma das que mais cresce no mundo. E, dentro dela, o Brasil continua sendo um dos destinos mais procurados e com maiores potencialidades a desenvolver este segmento. Por isso é grande a necessidade de pessoas com conhecimento, informações e capacitações profissionais capazes de transformar em bons negócios as riquezas naturais, produtos, serviços e a variedade de atrações encontradas no país.
A inserção da disciplina de Turismo nas escolas da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre – SC, visa iniciar na comunidade escolar uma educação voltada para o setor com a finalidade de conceituar a educação turística, sustentável e cidadã com base nas publicações referentes a esta área. Esta prática pretende dar especial atenção ao ensino do turismo no âmbito da Escola Básica –Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, identificando o turismo como nova área de conhecimento. Com duas aulas semanais, ministrada por um pedagogo com carga horária de 20 a 40 horas para o Infantil e as séries iniciais, e nos anos finais será inserido posteriormente como tema transversal.
Com foco nas necessidades sociais, culturais e econômicas, a disciplina de turismo nas escolas desenvolverá os conceitos do turismo sustentável, com destaque aos aspectos socioambientais, culturais e cidadãos das atividades pedagógicas. Ao estudar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais e como eles influenciam no turismo, bem como as atitudes em cada uma das relações inter e intrapessoais na comunidade. A disciplina de turismo nas escolas já rendeu frutos interessantes, como o belíssimo desfile de aniversário de Campo Alegre, realizado em março.