Ideb de Campo Alegre sobe e cidade atinge meta prevista para 2019

O Ministério da Educação divulgou o resultado do Ideb 2015, índice que mede a qualidade da educação. Campo Alegre ultrapassou a meta de 2019 na rede municipal de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º anos), e nos anos finais (8º e 9º anos) a cidade atingiu a meta para 2017. Os resultados surpreenderam a todos, pois nos anos anteriores o município não havia nem sequer atingido a meta correspondente.
A rede municipal de ensino de Campo Alegre foi avaliada nos anos iniciais do ensino fundamental, correspondentes aos 4º e 5º anos com a nota de 6.2, meta que a cidade deveria atingir em 2019. Na avaliação por escolas, a unidade que atingiu maior nota foi a escola municipal Professor Jerônimo Francisco Pacheco, em Fragosos, seguida da escola municipal do Bela Vista, que foi reaberta recentemente.

Para a secretária de educação, Leda Odia, esse resultado já é fruto dos inúmeros investimentos feitos na educação de Campo Alegre, ressaltando a aquisição do material e sistema de ensino do Positivo e o cuidado com a boa alimentação dos alunos. “Esse resultado não só aponta as qualidades e o crescimento do ensino, como as nossas deficiência, que queremos trabalhar para evoluirmos ainda mais“, diz a secretária.

Além dessa prova do Ideb, realizada com os alunos no ano passado, cujo resultado foi apresentado esse ano de 2016, o sistema de ensino público da cidade também realiza a prova do Habile. O hábile – Sistema de Avaliação Positivo criado pela Editora Positivo, é destinado à avaliação educacional de aprendizagem e visa a colaborar com a equipe pedagógica da escola, analisando os resultados de suas políticas, práticas internas e processos de ensino e aprendizagem, assim como contribuir com a qualidade de ensino do país. “O Hábile está em consonância com o Ideb, pois têm a mesma medida de avaliação, que nos aponta onde estamos bem e quais as nossas carências educacionais“, explica a coordenadora do ensino fundamental, Maira Miranda.

A secretária de educação parabeniza ainda a todos os professores da rede municipal de ensino que direta ou indiretamente contribuíram para essa evolução no resultado obtido e lembra a todos que mais avanços estão por vir na pasta que pretende incluir na grade curricular de 2017 as disciplinas de empreendedorismo e educação financeira.

Sobre o Ideb 2015

Os resultados do Ideb 2015 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2015 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2015. As provas avaliam o conhecimento dos estudantes em português e matemática e acontecem em todas as escolas públicas com pelo menos 20 alunos matriculados.  Em 2015 tiveram Ideb calculado nos anos iniciais do ensino fundamental: 38.461 escolas e 5.290 municípios. Nos anos finais do ensino fundamental tiveram Ideb calculado 29.863 escolas e 5.252 municípios. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.