Produção de morangos chega em fase final

Chegou a época de colher morangos e os produtores que fecharam parceria com o agrônomo Mário Zielinski, de Araucária, tiraram a tarde de segunda-feira para aprender os procedimentos solicitados de colheita e embalagem para repassar. O técnico agrícola da empresa Valdinei do Carmo Andrade conversou com os agricultores e demonstrou na prática como eles devem trabalhar.

A demonstração foi na propriedade de Davi Pasda, em Bateias de Baixo. Os oito produtores participaram, a maioria levando os filhos. É o caso de Augustinho Dreveck, da Papanduvinha, que plantou 3600 pés de morango. “Vamos até fazer uma varandinha para embalar os morangos”, conta. Dreveck trabalha com verduras, e mostra empolgação ao iniciar a colheita de morangos. “Sexta-feira colhemos 12 kg, só uma parte por enquanto. Se der certo, ano que vem vamos multiplicar a produção”, planeja, acompanhado da esposa e as duas filhas.

Entre a colheita e a embalagem, há serviço para todos da família. Quando os revendedores levarem os morangos, as frutas devem estar bem embaladas em bandejas e armazenadas em caixas. A primeira carga será levada ao Ceasa de Joinville nesta quinta-feira. Os produtores combinam um local para deixar as caixas e o comprador carrega todas de uma vez, sem necessidade de passar um por um. A primeira leva de morangos será carregada amanhã, quinta-feira, às 16 horas, em galpão na localidade de Bateias de Baixo.