Agricultores são beneficiados com sementes de milho

Cerca de 400 sacos de sementes de milho foram distribuídos aos produtores rurais em Campo Alegre na manhã desta quarta-feira, 28. Cada saco contém 20 kg da semente e rende em média 130 sacos de milho.
A intenção do poder público municipal era garantir a escolha da semente pelo agricultor, porém, a lei não permitiu que essa vontade se realizasse visto a exigência do processo licitatório, no qual o melhor custo/benefício vence. "As sementes deste ano já estão com mais qualidade que os anos anteriores, mas queremos melhorar cada vez mais", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Prucknescki. O prefeito Rubens Blaszkowski garante que a principal atividade econômica do município vai continuar recebendo apoio. "Oferecemos sementes de qualidade, e nossos esforços sempre estarão voltados tanto para manter o que já funciona como para oferecer alternativas aos produtores rurais", comenta Blaszkowski.O milho é uma das principais culturas agrícolas de Campo Alegre. Aproximadamente 700 agricultores colheram 4 mil hectares de milho em Campo Alegre entre os meses de março e abril. Em fevereiro, o rendimento médio do milho foi de 600kg/hectar, e da soja 2700kg/hectar. Entre janeiro e dezembro de 2012, foi colhido mais de 10 milhões de quilos de milho, movimentando cerca de 4,7 milhões de reais. A colheita acontece nos meses de março e abril. O milho normalmente ocupa a maior parte das áreas de cultivo pelos agricultores, que reservam outras partes menores de seus terrenos para culturas alternativas a fim de complementar a renda.