MEU LIXO, MEU LIVRO

No início do mês de abril deste ano, os alunos do 6º ano, coordenados pela professora Sonia Bernado Cordeiro, realizaram o Projeto de Revitalização da Biblioteca como incentivo à leitura e à integração da escola com a comunidade. O projeto se fez necessário porque a turma em questão apresentava defasagem na leitura, além de ser extremamente agitada. Com o projeto os alunos produziram textos para divulgação da campanha que foram distribuídos pelos principais locais da cidade, entre eles, na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e vários estabelecimentos comerciais que se disponibilizaram a divulgar o projeto através dos cartazes nos seus quadros de recados.            Desta maneira o projeto contribuiu para a aprendizagem dos alunos, para socializar uma situação que necessitava ser debatida e resultou em um aumento de disciplina, pois as aulas estavam focadas o tempo inteiro no sucesso da Campanha de arrecadação e no anseio pela leitura dos livros arrecadados. Toda a comunidade se mobilizou, Bateias de Baixo e centro, além dos doadores de livros de cidades vizinhas.
Em dois meses de projeto e com a ajuda da comunidade, os alunos conseguiram 650 livros, o que já aumentou muito mais, pois a campanha continua. Os livros arrecadados estão sendo  lidos e disponibilizados na biblioteca da escola.
Juntamente com os livros com condições de leitura, vieram também materiais sem condições de utilização, o que não foi problema para os alunos do 6º. Diante da sobra deste material os alunos tomaram a iniciativa de fazer uma campanha de arrecadação de lixo, para que os materiais inutilizados somassem-se aos arrecadados posteriormente e vendessem com o objetivo de comprar duas coleções, sugeridas pelos alunos da escola e pelas turmas envolvidas, “Percy Jackson e os Olimpianos” e “Diário de um banana”. Desta maneira,  os alunos do 6º ano, 7º ano, das 8ªs séries e da 1ª série do ensino médio se mobilizaram e se uniram para divulgar a ramificação do projeto que se intitulou “Meu lixo, meu livro”, desta maneira, a escola, os alunos e toda a comunidade participaram doando seu lixo, o que foi vendido para a empresa de Reciclagem, situada na localidade de Lageado. Felizmente a união de todos resultou em mais um sucesso e eles puderam comprar a saga “Percy Jackson e os Olimpianos”.
Para quem quiser ajudar com doações de livros ou coleções, entre em contato com a EEB Professor Argemiro Gonçalves.