METAS PARA A AGROINDÚSTRIA

Na tarde de sexta-feira, produtores rurais reuniram-se juntamente com a secretaria de desenvolvimento econômico e representantes da Epagri. Objetivo era traçar metas para o funcionamento da agroindústria em Campo Alegre.

Cerca de 20 produtores disseram sim para a proposta há cerca de um mês. Inaugurada no ano passado, a agroindústria deve produzir conservas, sucos e geleias.

“A cidade tem potencial por causa da localização. Porém, é importante trabalhar esse potencial, é preciso amadurecer as ideias. Estamos prontos para prestar assistência”, explicou Daniel Uba, engenheiro agrônomo responsável pelo projeto gestão de negócio e mercado da Epagri. Ele expôs algumas alternativas para cada um dos produtores analisar, individualmente, se vale a pena para cada um participar. “Os objetivos andarão na mesma linha, então cada um precisa saber se é isso mesmo que quer”, observou Uba.

A localização entre Joinville e Curitiba e a proximidade com a BR 101 privilegia o escoamento do que sair da agroindústria. “Pode participar de feiras para vender o produto individualmente, mas aproveitando para divulgar o município”, sugeriu

Para o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Gilson Brunnquell, o funcionamento da agroindústria será uma conquista para o município.“Campo Alegre possui diversidade de frutas a serem exploradas”, explica. Gilson pontua que a iniciativa impulsiona a produção local e é um gancho para o agroturismo. “O turista quer consumir aquilo que veio do solo campo-alegrense, feito pelas mãos de quem aqui vive. Vai ser um salto para as pessoas começarem a lucrar com a atividade turística, e incentivar mais ainda quem tem vontade de seguir pelo caminho do cooperativismo”, fala Gilson. As reuniões devem se repetir para os detalhes serem acertados para o início do funcionamento.