No Lageado,CMEI Alegre Infância, conhece galpão de Material Reciclável

 

No dia 11 de junho de 2013 o CMEI Alegre Infância foi conhecer o galpão de Reciclagem do Sr. Marcelo de Souza, na localidade do Lageado. Crianças das pré-escolas das professoras Jani, Marcia, Terezinha e Eliane e Maternal VII das professoras Lilian Keli e Jaqueline conheceram o importante trabalho e os diversos tipos de recicláveis. 

A CMEI Alegre Infância foi recebida com muita alegria pelo proprietário do galpão, que preparou todo material de reciclagem para fazer demonstração de como separam todo o lixo recolhido.  Marcelo de Souza apresentou passo a passo do processo seletivo dando exemplos de Produtos Recicláveis:

– Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

– Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

– Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

– Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

"No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas", explicou.

As crianças ficaram encantadas e surpresas quando Marcelo fez uma breve demonstração de como se  prensa a garrafa pet na máquina. No final todos puderam fazer perguntas e receberam um docinho de agrado pela visita                                                                                                               Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo. Cada vez mais as cidades têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Na CMEI, os alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências, explica a diretora Rosane Vieira.

Em breve a instituição fará exposição do trabalho realizado no supermercado Rubens, na semana de 21 a 28 de junho.