Alunos assistem à palestra sobre direitos e deveres na semana da educação
Na manhã de quinta-feira, alunos da rede municipal de ensino participaram de palestra sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente no Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson”. Ministrada por integrantes do Conselho Tutelar, que atenderam a solicitação da Secretaria de Educação, a palestra faz parte de algumas das atividades referentes ao dia da educação, data comemorada no sábado, 27. Todas as escolas trataram o tema em sala de aula.
A abertura do dia de palestra foi marcada por algumas apresentações culturais dos estudantes, todas trabalhadas em turmas. A palestra assumiu o tom de conversa com os alunos sobre direitos e deveres dos menores de idade. “É importante que conheçam desde cedo não apenas o que é direito e dever, mas também as diferenças entre o que compete à família e à escola promover para a criança”, explica a conselheira Rosilene Idalêncio.
A chefe do departamento de ensino infantil, Nelci Detroz, destaca a importância de oportunizar o conhecimento dos direitos e deveres através de parcerias com os órgãos encaminhadores. “A indisciplina é só um dos fatores que atrapalham o processo pedagógico de ensino e aprendizagem. Portanto, a escola também precisa proporcionar o conhecimento dos direitos e deveres aos alunos”, explicou.
Prestigiando a abertura das atividades, o prefeito Rubens Blazskowski ressaltou a importância da educação no contexto do município. “Um povo consciente desde o início da vida sobre suas atribuições e seus direitos é fundamental para a construção de uma sociedade melhor”, discursou. As palestras seguem na próxima semana com agenda própria para as escolas Paulo Fuckner e Jerônimo Pacheco, as quais receberão o pessoal do Conselho Tutelar para as explanações.
Conae
Na quarta-feira, as escolas do município de Campo Alegre participaram da preparação para a Conferência Nacional da Educação – CONAE. Todas as discussões foram pautadas pelos eixos propostos pelo Ministério da Educação Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Cada escola repartiu os professores em três grupos para discutir os temas separadamente. Segundo a secretária de Educação, Vanessa Cchaloupeck, as metas sugeridas serão apresentadas à comunidade e serão discutidas e definidas na conferência de nível municipal, que ocorre no mês de maio. “Teremos as propostas das escolas municipais e estaduais todas juntas a serem discutidas neste dia. Trata-se de um processo democrático”, pontua a secretária. Durante a sexta-feira, acontece o Conselho de Classe das escolas municipais.