Organização da Festa da Ovelha vai trocar de mãos
Está batido o martelo. O Núcleo de Ovinocultores de Campo Alegre (NOCA) não vai assumir a organização da XV Festa Estadual da Ovelha. A decisão foi comunicada nesta tarde, durante a reunião convocada pela comissão organizadora da Festa. Neste ano, o NOCA deve assumir apenas a exposição de ovinos e alguns de seus integrantes auxiliarão no almoço fornecido pela Igreja Luterana.
O secretário de Turismo, Ernesto Larsen, iniciou a reunião expondo o interesse que a equipe tem de continuar a parceria com o NOCA. “Reconhecemos a vasta experiência que todos vocês adquiriram ao longo das 14 edições da festa em estrutura e atendimento, portanto é essencial contar com a colaboração”, disse. Na conversa, o presidente do NOCA, Wolfram Bahr, explicou os motivos da decisão. Segundo ele, a entidade está à disposição para colaborar. Porém, descartou a possibilidade de assumir a organização do evento por motivos de prazo curto. “Sempre trabalhamos com o andamento da festa desde o mês de setembro, porém com a transição de governo ficou incerto se continuaríamos. Agora, restam apenas dois meses para organizar”, explicou. Durante a reunião, Bahr assinalou a grande responsabilidade que é conduzir a praça de alimentação e atender com qualidade a todos. “É um processo que vai da compra da carne até o momento que é servido”, descreve.
Além do pouco tempo disponível, o integrante do NOCA responsável pelo processo de corte, armazenamento, resfriamento e tempero da carne, encontra-se com problema de saúde e está impossibilitado de atuar. Outro ponto citado por Bahr foi a responsabilidade legal do evento. “Sempre tivemos esse medo de acontecer algo grave, como uma morte. Porém, não deixávamos por não ter outro responsável. Por isso, associado aos outros fatores, deixamos a organização”, assinala. Assim, o NOCA aceitou ficar responsável apenas pela exposição dos ovinos.
O próximo passo da comissão organizadora será encontrar uma entidade que se responsabilize pela Festa e que possua equipe disponível para atuar. Bahr dispôs-se a fornecer uma lista de pessoas que trabalharam junto em edições anteriores para compor a nova equipe que fica responsável pela praça de alimentação do calçadão. Segundo o secretário Ernesto Larsen, quanto mais gente experiente participar, melhor. “O que já funcionava na festa mantém-se. Estamos iniciando este ano na organização, por isso é fundamental a troca de ideias com quem sempre participou”, destaca.