Águas de Campo Alegre: Uma decisão que valeu a pena!

Águas de Campo Alegre comemora três anos hoje!

Durante 30 anos – (03/07/1979 até 03/07/2009) o serviço de água e esgoto do município foi explorado pela CASAN (Compania Catarinense de Águas e Esgoto) e nesse longo período muito pouco, ou quase nada, foi investido na cidade. Mas o tempo passou, e uma importante data ficou marcada nos registros do município, no dia três de Julho do ano de 2009 o prefeito Vilmar Grosskopf tinha duas opções: Municipalizar o sistema ou continuar com a CASAN?

Contando com o aval da população e um respaldo jurídico competente, a administração municipal optou pela municipalização, criando a Águas de Campo Alegre. Desde sua implantação o setor segue investindo tudo o que arrecada em melhorias para o município. Os resultados são demonstrados em investimentos estruturais e na qualidade do serviço prestado para a população. Já foram reformados e padronizados todos os reservatórios, Pontos de Elevação e Eta´s (Estações de Tratamento de Água).

Recentemente foram instalados dez novos reservatórios que somam uma capacidade de 800 metros cúbicos de água, e ainda no final de 2011, três novos poços artesianos foram perfurados. Na localidade do Faxinal e Avenquinha um reservatório com capacidade para 20 metros cúbicos e a expansão de 5.000 metros da rede segue em fase de. Em Saltinho, Papanduva e outras localidades mais distantes, optou-se pelo Sistema Comunitário, que consiste em uma parceria com as associações de moradores, onde a prefeitura colabora com a logística e presta assessoria na aquisição e montagem da rede de abastecimento. Até Maio deste ano, 8,5 mil metros já foram implantados nessas regiões.

Segundo o secretário de saneamento e meio ambiente Artur Bastos, as próximas metas da Águas de Campo Alegre são, o melhoramento da frota de máquinas para atender com mais agilidade a população, e a implantação de um sistema de esgoto no município. Artur destaca uma recente aquisição para o setor, como a compra de um utilitário Peugeot Hogar 0 km em Maio deste ano e uma máquina para compactação.

De acordo com o prefeito Vilmar Grosskopf, a parceria da Águas de Campo Alegre com outras secretarias, já possibilitaram a realização de importantes programas como coleta seletiva do lixo, combate ao borrachudo e a instalação de lixeiras públicas.

Arrecadação

A média mensal de arrecadação da Águas Campo de Alegre é de aproximadamente R$ 85 mil, desse total 63% destina-se às despesas fixas de manutenção, como folha de pagamento, combustível e energia elétrica, o montante também inclui o transporte do lixo para o aterro, que custa cerca de R$ 28 mil por mês. “Vamos intensificar campanhas de educação ambiental a fim de aumentar ainda mais o volume da coleta seletiva, pois quanto mais o município recicla, menor é o custo do transporte do lixo comum. Se analisarmos bem, todo mês estamos investindo o valor de um carro popular 0 km no lixo, daí a necessidade de separar o resíduo orgânico do reciclável” explica Bastos.

Os outros 37% restantes da arrecadação mensal, são empregados na compra de materiais para ampliação da rede e consertos em geral. Tudo que sobra, vai para o fundo destinado aos projetos de coleta e tratamento de esgoto.

Como solicitar a ligação?

O morador deve comparecer no departamento comercial da Águas de Campo Alegre, na Rua Benjamin Constant – 21, próximo à prefeitura tendo em mãos as cópias da escritura ou do contrato de compra e venda do imóvel, cópias do CPF e RG. No local será informado o modelo e a correta instalação da caixa padrão. O custo de uma nova ligação é de R$ 73, 82, podendo ser parcelado em até quatro vezes. Mais informações podem ser obtidas no fone 3632-7412 das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.