Belezas de Campo Alegre atraem grupos de caminhantes

Aliar atividade física e turismo. Esse é o objetivo das caminhadas organizadas por Christine Siebje Mancinelli, integrante do grupo Pegadas. As belezas da área rural de Campo Alegre estão entre os cenários dos caminhantes. No último sábado, quarenta pessoas de Curitiba e Joinville andaram um percurso de 10,4 km pelo interior do município. A concentração ocorreu no Calçadão da Cascatinha e coincidiu com a realização da Campo Alegre em Feira.

Do centro, os caminhantes foram à Fazenda Mangueira Velha onde foram recebidos pelos proprietários, conheceram a plantação de produtos orgânicos, colheram frutas do pomar e apreciaram cenas que não integram o corre-corre da cidade grande, como o ninho do joão-de-barro ou as pinhas ainda presas às araucárias. Alguns participantes, como Sílvio Fontana fizeram questão de registrar os melhores momentos em fotografias.

Nem as pancadas de chuva da manhã de sábado tiraram o ânimo dos visitantes. Os mais preparados trouxeram capas e calçados impermeáveis, além de cantis para água e o “stake”, bastão de caminhada que serve de apoio, sobretudo nos trechos mais íngremes.

Segundo Christine, o grupo Pegadas existe desde 2001, fundado por Régis Sujora, após voltar do Caminho de Santiago. “O grupo é de Curitiba, mas se comunica pela internet, ou seja, não tem fronteiras.  São mais de 800 pessoas cadastradas”, conta. Christine organiza caminhadas desde 2004 e prefere os percursos rurais às trilhas, pois oferecem mais segurança sem perder o contato com as belezas naturais.

Cecília Lion, uma das participantes do percurso de sábado, afirma que conhecer paisagens tão bonitas como as de Campo Alegre é uma “magnífica oportunidade”. “Só temos a agradecer a Christine que tão bem soube nos conduzir”, observa.

Para a secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes, a tendência é aumentar ainda mais o fluxo de caminhantes e de cicloturistas, a partir da abertura do Circuito das Araucárias de Cicloturismo, prevista para junho. Dividido em oito trechos que abrangem também os municípios de São Bento do Sul, Corupá e Rio Negrinho, o circuito também vai gerar novas opções de caminhada. Interessados em participar das caminhadas organizadas por Christine, devem entrar em contato pelo e-mail chriis@terra.com.br.

Na TV

Além da visita dos caminhantes, a Campo Alegre em Feira de Sábado também virou atração de TV. Uma equipe de reportagem da RIC Record esteve no Calçadão para produzir reportagem sobre a venda de produtos agroecológicos no município.