Teatro para incentivar preservação ambiental

Aproximadamente 750 crianças assistiram à peça teatral “Rei Tavares, o Devastador”, apresentada no Espaço Cultural Sirley Johanson, em Campo Alegre, na quarta-feira. No palco, o Grupo de pesquisa Teatral Panacéia, utilizou a comédia para mostrar a importância de realizar a coleta seletiva, a reciclagem e uso racional da água.

O novo trabalho do Panacéia traz três personagens: um rei tirano e consumista, seu conselheiro que sempre tenta controlar os desmandos do patrão, e Paul Poluição, o vilão sinistro que espalha lixo por onde passa.

As quatro sessões da peça integram um projeto da Comfloresta, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Sempre aproveitamos o mês de junho, por conta da semana do meio ambiente, para trabalhar algumas orientações que levem os estudantes a colocarem em prática as boas ações ambientais”, afirmou o técnico florestal da Comfloresta, Cleverson José Marques.

Além dos alunos das escolas municipais de Campo Alegre, a platéia recebeu estudantes joinvilenses da escola D. Pedro I, do Km 48, próxima ao Parque Abaeté. “Essas crianças estão muito mais próximas de Campo Alegre que de Joinville, por isso as incluímos no convite e elas também participarão da Feira do Livro, no Festival de Inverno”, comentou a secretária municipal de Educação, Ângela Hübner.

Para o diretor teatral Robson Rodrigues, que faz o papel do rei Tavares, falar de educação ambiental através da linguagem teatral é sempre gratificante. “Percebemos nas crianças uma consciência ecológica bem mais intensa que nos adultos e isso nos dá esperança de um mundo melhor”, conta.