Saúde recebeu investimento de R$ 3,5 milhões em Campo Alegre

O Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre reuniu-se na tarde de quarta-feira, quando houve apresentação do Siops (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde). O levantamento mostra que, em 2010, a saúde campo-alegrense consumiu R$ 3,5 milhões, dos quais R$ 2,8 milhões foram custeados com recursos próprios. Isso perfaz um gasto médio de R$ 303,33 por habitante e representa 23,71% da receita municipal, 8,71% a mais do que o mínimo estabelecido por lei.

Do total investido na saúde no ano passado, 7,02% foram gastos com medicamentos, 12,94% com serviços de terceiros, 2,48% com investimentos e 11,91% com outras despesas, além de 65,65% com pessoal. Através do CIS/Amunesc,  foram atendidos 1.103 pacientes com consultas especializadas e exames diversos, totalizando R$ 77,3 mil.

Durante a reunião, houve exposição do tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde: “Todos usam o SUS! Na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Os conselheiros sugeriram a realização de uma Assembléia Pública Ampliada para discussão do tema e indicação dos representantes para a Conferência Estadual, pois o município realizou sua última conferência em dezembro do ano passado.

O representante do hospital, Alaor Hansen, comunicou o interesse de realizar no município um Curso de Técnico de Enfermagem. A conselheira Luzia Roepcke destacou a necessidade da ampliação do atendimento do Terapeuta Ocupacional na localidade de Bateias de Cima.

O secretário municipal de Saúde, Deodato Hruschka, destacou a importância da participação dos conselheiros nas decisões do setor. “Eles representam a comunidade e trazem sugestões, opiniões necessárias para melhorarmos sempre mais o atendimento à população”, observou.