Tudo pronto para mais uma Festa da Ovelha

A quinta-feira foi de muito trabalho em Campo Alegre. Toda a cidade ultimava os preparativos para mais uma Festa Estadual da Ovelha. O Calçadão da Cascatinha recebeu a estrutura para receber o público. Uma área de 2.200 metros quadrados servirá de Praça de Alimentação. Um pavilhão de lona abriga o palco e espaço para a plateia dos shows. Ao longo do Calçadão, da Avenida Getúlio Vargas e da rua Coronel Bento de Amorim espalham-se cerca de 100 barracas para venda de artesanato, produtos coloniais, guloseimas, roupas e artigos diversos. O show de abertura, nesta sexta-feira, será animado pelo grupo Os Montanari, logo depois da escolha da rainha, que começa às 19 horas. O público tem acesso gratuito a todos os shows e atrações culturais.

No sábado a programação inicia às 9 horas, com abertura das exposições. Cerca de 90 ovelhas de raça participam da mostra. Às 10 horas, em frente a prefeitura, ocorre a largada do 1º Rally de Regularidade Paraíso da Serra. Qualquer veículo de passeio pode participar e as inscrições são feitas no local. As atrações culturais começam ao meio-dia e reúnem apresentações de música gaúcha, sertaneja, pagode e popular brasileira. A Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná e o grupo de Hip Hop X-Style também se apresentam. A partir das 18 horas há show duplo com Grupo Solto e Chiquito e Bordoneio.

O domingo começa com a largada, às 9 horas, para a Trilha da Ovelha. Cerca de 600 motociclistas e pilotos de quadriciclos devem participar do percurso, que tem 51 Km. O desfile festivo “Campo Alegre: 114 anos de história” começa às 9h30, na rua Coronel Bueno Franco. Logo em seguida, o grupo Alma de Galpão sobe ao palco para animar o almoço. Além das atrações musicais da tarde, o Centro de Tradições Brasileiras Santa Mônica, de Curitiba, mostra as belezas do folclore gaúcho e a dupla Rudy e Willy apresenta show humorístico. A banda Brasil Tropical faz o show de encerramento, às 19 horas.

Para alimentar o público durante os três dias de festa, cerca de 12 toneladas de carne de ovelha serão preparadas. Além da praça de alimentação principal, com total de 2.200 metros quadrados, há outras auxiliares no  Salão da Igreja Católica, Salão da Igreja Luterana e no Galpão do Campo. Restaurantes da cidade também oferecem pratos à base de carne de ovelha. Cerca de cem barracas vão comercializar  artesanato, produtos coloniais, guloseimas, roupas e artigos de decoração. Expositores de veículos e de máquinas agrícolas também participam da festa.

A realização do evento é do Núcleo de Ovinocultores e Prefeitura Municipal, com apoio do Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado.

O que? 13ª Festa Estadual da Ovelha

Onde? Calçadão da Cascatinha, centro, Campo Alegre