13ª Festa Estadual da Ovelha começa na sexta-feira

Começa na sexta-feira e vai até domingo a 13ª Festa Estadual da Ovelha, em Campo Alegre. Para receber os visitantes, a cidade vai preparar 12 mil quilos de carne de ovelha. Na brasa, no fogo de chão, ao vinho, chapeada ou “no brejo” – receita similar à popular vaca atolada – o ingrediente principal assume várias formas nos restaurantes e praças de alimentação do evento.

O público tem acesso gratuito a todas atrações. Na sexta-feira, a partir das 19 horas, ocorre a escolha da rainha e show com Os Montanari. No sábado a programação inicia às 9 horas, com abertura das exposições no Calçadão da Cascatinha. As atrações culturais começam ao meio-dia e reúnem apresentações de música gaúcha, sertaneja, pagode e popular brasileira. A Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná e o grupo de Hip Hop X-Style também se apresentam. A partir das 18 horas há show duplo com Grupo Solto e Chiquito e Bordoneio.

O desfile festivo “Campo Alegre: 114 anos de história” começa às 9h30 de domingo, na rua Coronel Bueno Franco. Logo em seguida, o grupo Alma de Galpão sobe ao palco para animar o almoço. Além das atrações musicais da tarde, o Centro de Tradições Brasileiras Santa Mônica, de Curitiba, mostra as belezas do folclore gaúcho e a dupla Rudy e Willy apresenta show humorístico. A banda Brasil Tropical, com repertório que promete agradar a todos os gostos, faz o show de encerramento, às 19 horas. A realização do evento é do Núcleo de Ovinocultores e Prefeitura Municipal, com apoio do Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado.

Trilheiros e Rally

As belas paisagens de Campo Alegre farão companhia aos participantes do 1º Rally de Regularidade Paraíso da Serra. Qualquer veículo de passeio pode participar. A largada ocorre às 10 horas, no sábado, em frente a prefeitura, com inscrições no local. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 9934-6160.

Aproximadamente 600 motociclistas são esperados para o 2º Encontro de Trilheiros. Eles vão percorrer os 51 Km da Trilha da Ovelha, pelo interior do município. Entre os participantes haverá sorteio de uma moto zero Km Ashima, 250 cilindradas, uma carretinha para três motos e vários brindes relacionados à prática do motociclismo. A inscrição, no dia do evento, custa R$ 60,00. Os participantes têm direito a café da manhã, almoço (buffet com carne de ovelha), lanche e camiseta da trilha. O local de concentração será na Saca (Sociedade Amigos de Campo Alegre). Outras informações sobre a trilha podem ser obtidas pelos telefones (47) 3632-1672, (47) 9922-6773 ou no site www.ovelhama.com.br.

Mais espaço na praça de alimentação

Para melhor atender os visitantes, a praça de alimentação ganha mais 375 m2 este ano. No total serão 2.200 metros quadrados de área disponível para o público saborear os pratos à base de carne de ovelha. Próximo ao Calçadão haverá outros pontos de alimentação, como o Salão da Igreja Católica, onde a Associação de Ovinocultores serve cordeiro de fogo de chão, carne bovina e saladas. O salão da Igreja Luterana e o Galpão do Campo também oferecem estrutura para saborear a carne de ovelha. “E ainda temos todos os restaurantes da cidade envolvidos na festa, com cardápios especiais para almoço e jantar”, afirma Auriene Röepke, integrante da comissão organizadora.

Exposições

Cerca de 100 barracas de guloseimas, artesanato e produtos diversos participam da festa deste ano. “As entidades assistenciais do nosso município recebem a barraca gratuitamente. É uma forma de ajudá-las a obter recursos para suas atividades ao longo do ano”, conta o prefeito Vilmar Grosskopf. Na área de exposições, colheitadeiras, tratores e outros implementos agrícolas chamam a atenção do público e geram bons negócios.

A exposição de ovinos reúne cerca de 90 animais de elite. As raças Suffolk, Ille de France, Humpshire Down e Texel têm o maior número de rebanhos na região, mas também há presença da Dopper e Santa Inês, uma ovelha sem lã.

Especializados na criação de ovelhas para corte, os criadores campo-alegrenses tomam cuidados adicionais para assegurar uma carne saborosa e com baixo teor de gordura. O abate precoce, com 15 kg, e tempo de engorda de 60 a 90 dias estão entre as estratégias adotadas. “O cordeiro em condições ideais para o abate tem até oito meses de vida”, explica Wolfrang Bahr, secretário do Núcleo dos Ovinocultores.

Artesanato

Os artesãos de Campo Alegre aproveitam a festa para mostrar sua criatividade e aumentar a renda. Os produtos variam de artigos para o inverno, como acolchoados em pura lã de e fios tingidos com pigmentos naturais até peças de decoração. Este ano, a Secretaria de Cultura promoveu um concurso entre os artesãos para escolher a melhor mini-ovelha. Réplicas da peça vencedora serão comercializadas durante o evento.