Campo Alegre ganha prêmio sul-brasileiro

Com a presença do Governador Leonel Pavan e de autoridades dos três estados do Sul do país, aconteceu, na manhã de quinta-feira, a entrega do prêmio Municípios que Fazem Render Mais. A iniciativa é da Acij (Associação Comercial e Industrial de Joinville), apoiada por diversos parceiros, entre eles a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela avaliação técnica dos inscritos. Campo Alegre, Rio do Sul e Joinville foram os municípios catarinenses premiados, nas categorias até 50 mil, até 250 mil e acima de 250 mil habitantes, respectivamente. Também receberam a premiação os municípios de São Lourenço do Sul-RS, Apucarana-PR e Bagé-RS.

Dos 131 municípios inscritos para concorrer à premiação, foram selecionados 25 finalistas que receberam visitas de técnicos da FGV. A avaliação levou em conta critérios quantitativos e qualitativos, baseados em capacidade de sustentar ações, transparência das informações, participação da sociedade na gestão, contribuição da administração pública para o desenvolvimento local, relação entre custeio e investimento e relação fiscal e social. “Uma equipe de 60 pessoas, incluindo professores das principais universidades do país, participaram do processo de seleção”, explicou Francisco Fonseca, coordenador do prêmio pela FGV.

Entre as ações que levaram Campo Alegre ao prêmio estão a manutenção dos programas de incentivo ao produtor rural, comercialização de produtos livres de agrotóxicos com venda direta ao consumidor, obras de habitação, incentivo ao associativismo, eficiente aplicação dos recursos públicos, participação ativa dos conselhos municipais, transparência nas informações e combate ao êxodo rural. Além do troféu, o município terá seu case publicado na revista Conjuntura Econômica, que tem circulação nacional.

O prefeito Vilmar Grosskopf afirmou que o prêmio é uma conquista de toda a comunidade campo-alegrense. “É a soma de esforços de todos, seja no poder público ou na iniciativa privada, que levou a esse importante reconhecimento”, comentou. “Já estávamos felizes por estarmos entre os finalistas, mas vencer na categoria mais disputada é muito gratificante”, completou.

O presidente da ACIJ, Carlos Schneider, destacou que o prêmio é uma forma de incentivar bons exemplos de gestão pública e também de formar um banco de dados com as boas experiências municipais. Afônico, o governador Leonel Pavan não discursou. Foi o secretário de Estado da Articulação Internacional e do Planejamento, Vinícius Lemmertz, quem o representou. “Esse prêmio reforça a mudança de mentalidade do setor público na busca por novos paradigmas que valorizem a transparência e a seriedade na gestão dos municípios”, afirmou.