Crianças estudam a mídia como meio de transformação

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Antônio Domingos Corrêa, em Campo Alegre, realizaram um estudo sobre a mídia. Uma das atividades ocorreu em parceria com a Rádio Comunitária Cidade FM. As crianças gravaram vinhetas com o tema “Todo direito tem um dever”. A emissora está divulgando a campanha.

A professora Marlene Schwarz afirma que o projeto surgiu com o objetivo de transformar atitudes negativas em positivas e estabelecer entre os estudantes uma boa convivência. Além disso, as atividades ainda estimularam o hábito da leitura e promoveram a discussão de valores e a visão da mídia como integrante do processo de construção do conhecimento.

Durante a realização do projeto, os alunos tiveram contato com textos informativos, escreveram e gravaram paródias em CD, assistiram a vídeos, tiveram palestras com conselheiros tutelares, participaram de apresentação teatral e da hora da leitura. Os textos produzidos pelos estudantes foram publicados no blog www.marliterezinha.zip.net.

Os resultados do trabalho foram apresentados ao programa de Pós Graduação em Mídias na Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) pela diretora da escola, Marli Souza. “Podemos dizer que o projeto atingiu seus objetivos e ainda superou nossas expectativas”, avalia a diretora.