Sábado é dia de prevenir o câncer de colo de útero

O próximo sábado terá uma programação especial para as mulheres de Campo Alegre. Na Escola Municipal Paulo Fuckner, em Bateias de Cima, acontecerá a campanha Útero é Vida, uma ação do Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural, desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura, em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Campo Alegre. Durante todo o dia, as mulheres poderão realizar o exame Papa Nicolau. O material será analisado por um laboratório particular e o resultado sai em sete dias.

Além de realizar o exame preventivo de câncer, as mulheres também podem aproveitar o Espaço Beleza, com cortes de cabelo gratuitos, serviço de manicure e dicas de maquiagem. Também haverá palestras informativas sobre direitos e obrigações da mulher agricultora, higiene e prevenção ao câncer.

A realização do exame preventivo de câncer também pode ser feita nos postos de saúde do município, conforme cronograma disponível no sindicato. A Secretaria Municipal de Saúde fornecerá equipamentos e profissionais para a realização dos exames em Bateias de Cima.

Para as crianças até 8 anos, o sábado reserva brincadeiras e distribuição de algodão-doce. No local ainda serão servidos, gratuitamente, café da manhã, almoço e lanche. “Com o apoio da prefeitura, também teremos ônibus circulando para transportar as pessoas”, afirma a presidente do Sindicato Rural, Lúcia Bousses. Os ônibus sairão de Fragosos, passando pelo centro, Lajeado, Avenquinha e Salto; Cubatão e Rodeio, às 7h30. O telefone do Sindicato Rural para maiores informações é 3632- 2155.

Saiba mais

O câncer do colo de útero é um dos mais comuns entre as mulheres. Tem crescimento lento e pode não apresentar sintomas como a dor. É sexualmente transmissível e é causado pelo vírus do papiloma humano, o HPV. Todas as mulheres devem fazer o exame preventivo anualmente, a partir do início de sua vida sexual.