Seminário de Turismo reuniu representantes da região

O primeiro dia do Seminário de Turismo de Campo Alegre reuniu pessoas de Joinville, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Schroeder, São Bento do Sul, Rio Negrinho, além dos anfitriões campo-alegrenses. O prefeito Vilmar Grosskopf ressaltou a importância de provocar o debate regional sobre o desenvolvimento turístico e o deputado estadual Darci de Matos, que prestigiou a abertura, colocou-se à disposição para levar pleitos do setor à Assembléia Legislativa. A primeira noite de palestras abordou o Cicloturismo.

O gestor do consórcio que gerencia o Circuito do Vale Europeu, Ademir Winkelhaus, falou sobre as dificuldades iniciais encontradas para entrosar as comunidades de nove municípios aos viajantes de bicicleta. “Não é algo fácil, exige colaboração de todos”, afirmou. Entre os exemplos de adaptação, Ademir citou a disponibilidade de lugar para guardar e lavar bicicletas nos hotéis e restaurantes, oficinas de bicicletas preparadas e conservação da sinalização. “Hoje, o circuito está consolidado, recebe visitantes de todo o país e já lançamos novos produtos turísticos a partir do cicloturismo, como atendimento a mochileiros, roteiro rural, de compras e aventura”, conta.

Ademir destacou como indispensável para o sucesso das atividades turísticas o envolvimento do setor privado. “O poder público deve ser o fomentador, mas quem precisa abraçar a causa e fazer a engrenagem funcionar são os restaurantes, pousadas, enfim, as empresas que ganham com o turista”, opinou.

O site do circuito Vale Europeu é visitado por aproximadamente 1500 pessoas por dia. Em média, cada cicloturista gasta de R$ 100,00 a R$ 120,00 por dia.

Rodrigo Telles e Eliana Garcia, diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, mostraram um perfil do cicloturista brasileiro. A média dos percursos é de 50 a 100 Km por dia e a preferência de 53% é pelas estradas de chão, que possibilitam maior contato com a natureza e com moradores de áreas rurais. Dos entrevistados, 71% prefere viajar por conta própria e 29% por agências. A Internet é o principal meio de informação utilizado para programar as viagens. A maioria dos cicloturistas, 26%, tem idade entre 36 a 45 anos e outros 15%, de 46 a 55.

Entre os benefícios de um circuito de cicloturismo para a região, Rodrigo e Eliana citaram a integração turística dos municípios, exploração do turismo na baixa temporada, aumento da permanência do turista na região, exploração do potencial de ecoturismo, gastronomia e cultura, além de ser um bom canal de divulgação. Os técnicos também forneceram informações prévias sobre o circuito que está sendo desenvolvido por Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. “Deveremos ter um percurso total de 250 Km, com sugestão de serem percorridos em seis dias, com um total de subidas de seis mil metros”, informou Rodrigo.

A segunda noite do seminário tratou do desenvolvimento do Turismo Rural em Campo Alegre, com apresentação das experiências de três propriedades do município: a Chácara Richardora, o Rancho das Cabras e a Pousada Casa Antiga. Sob orientação da professora do curso de Turismo da FCJ (Faculdade Cenecista de Joinville), Eliana Borges Scalabrini, os participantes deram sugestões para elaboração de um novo Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico.