Capacitação nutricional

Visando à capacitação nutricional de merendeiras, a prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria de Educação, concretizou em outubro a segunda etapa da formação para Agentes Operacionais I, das escolas municipais. A capacitação foi coordenada pela nutricionista Cinthia Christoffel, em parceria com a Epagri, com participação da Extencionista Araci R. Buchmanm.

Valores nutricionais, técnicas culinárias, melhor apresentação dos alimentos produzidos, como evitar a perda de nutrientes e higiene são alguns dos assuntos abordados na formação. O foco do treinamento são alimentos funcionais, que, além da função nutricional, têm propriedades que cuidam da saúde evitando doenças, a partir de uma dieta equilibrada.

Conforme o prefeito Vilmar Grosskopf, a capacitação tem por finalidade melhorar a qualidade da merenda escolar, além de estimular o aproveitamento de diversos tipos de alimentos, como folhas e cascas, com maior concentração de sais minerais, proteínas e vitaminas.

Segundo a Secretária de Educação Ângela Hübner, a diversidade de pratos faz com que a merenda escolar proporcione aos alunos hábitos alimentares saudáveis, pois mais de 30% da merenda adquirida é orgânica e proveniente da agricultura familiar, incentivada pela administração pública. “Acreditamos que essa formação continuada irá criar caminhos novos e dinâmicos para a construção dos saberes que elevarão a qualidade nos atendimentos a alunos na Rede Municipal, na questão da alimentação escolar e também na valorização das profissionais merendeiras”, explica.