Reunidas coloca fim à linha Bateias / São Bento

A coletivos Reunidas anunciou ontem que a linha de ônibus entre o distrito de Bateias de Baixo (Campo Alegre) e São Bento do Sul chega ao fim esta semana. Até a sexta-feira, dia 20, haverá um ônibus percorrendo os 35 quilômetros, mas na segunda-feira, dia 23, uma nova empresa assumirá o itinerário, já com mudanças de horários.

A paralisação por parte da Reunidas já vinha sendo analisada há tempo, tendo em vista a baixa procura por parte dos passageiros e o valor da passagem estar defasado, informa o gerente de tráfego, Valdir Fernandes. Em média são 13 passageiros por viagem com valor da passagem de R$ 3,79, sem taxa de seguro. Outro argumento da empresa é que com pavimentação asfáltica, muita gente está optando em usar o próprio veículo para se deslocar a Campo Alegre e São Bento do Sul.

Na sexta-feira, a empresa chegou anunciar a paralisação para ontem, mas optou em prorrogar o prazo para não deixar os usuários na mão. No entanto, na segunda-feira aconteceu uma reunião entre representantes das duas empresas para ajustar os detalhes. Participaram o prefeito de Campo Alegre, Vilmar Grosskopf, o presidente da Câmara de Vereadores Francisco Koehller, Valdir Fernandes, representante da Reunidas e Eliseu Caetano Bento, representante da empresa ASS Turismo que vai assumir a linha.

Atualmente são dois itinerários entre Bateias de Baixo e São Bento. Um que sai por volta das 7h e retorna às 10h30 e outro com saída ao meio-dia e retorno ao distrito de Bateias às 16h30. “Já garantimos que não vamos deixar as pessoas na mão. Elas podem ficar tranquilas quanto a isso”, detalha Valdir Fernandes. O prefeito Vilmar Grosskopf acentua que esta foi a única maneira encontrada para não deixa a população não mão.

E agora?
Para quem necessitar do transporte para esta região é bom ficar atento. A partir da próxima semana serão novos horários com a ASS Turismo. A nova empresa somente vai fazer o itinerário em Campo Alegre, partindo da rodoviária com destino ao interior e vice-versa. Depois, quem quiser seguir para São Bento, por exemplo, deverá embarcar em um dos ônibus da Reunidas.

De segunda, quarta e sexta-feira, o ônibus sairá às 5h40 de Rodeio do Santa Cruz. Já em Campo Alegre o passageiro é obrigado a pegar o ônibus da Reunidas que segue a São Bento do Sul. Nestes dias o horário de retorno ao distrito de Bateias está programado para as 17h30, partindo de Campo Alegre.
Já nas terças e quintas, o horário de saída é às 6h10, com previsão de chegada a Campo Alegre por volta das 8h. Novamente tem que ser feita a troca de ônibus em Campo Alegre para aqueles que pretendem ir a São Bento do Sul.