Professores de Campo Alegre participam de capacitação

Durante três dias, professores de Campo Alegre discutem fatores que auxiliam e interferem na aprendizagem, a importância do afeto para o desenvolvimento dos educandos e o processo de avaliação. A capacitação reúne cerca de 80 professores efetivos da rede municipal de ensino e começou na quarta-feira.

A especialista em neuropsicopedagogia Marisa de Lourdes dos Santos de Mello ministra o curso. Ela explica que o fato de receber atenção do professor muda os circuitos cerebrais, facilitando a aprendizagem. “Afeto não significa falta de limite, ao contrário: é colocar limites sem ser autoritário”, explica Marisa.

A pedagoga também destaca a importância da participação dos pais no processo educacional. “Atualmente os pais precisam trabalhar mais para prover o sustento da casa e o professor acaba acumulando funções que não são dele”, observa. Para Marisa, é preciso não ter medo de ser “pai e mãe” e incentivar a maior participação da família na comunidade escolar.

Cidades pequenas como Campo Alegre, segundo a palestrante, ainda conseguem preservar os rituais de família, como almoço com pais e filhos, contato direto com o professor, levar as crianças à escola. “Isso é muito importante para a qualidade de vida”, afirma.

Marisa destaca ainda os cuidados com a avaliação, pois se trata de um processo que deve servir como instrumento de aprendizagem e não como mera ferramenta de quantificação. “Os valores do avaliador, seus pontos de vista também influenciam na avaliação do aluno”, explica.

O acesso cada vem mais facilitado às novas tecnologias também é um desafio para professores e pais, na opinião de Marisa. Ela considera a Internet um excelente mecanismo de aprendizagem, mas ainda pouco explorado no dia a dia. “É preciso ficar atento ao conteúdo que crianças e adolescentes acessam, fazer a análise disso e estar atento ao tempo que eles passam em frente à tela”, recomenda.

A secretária municipal de Educação, Ângela Hübner, destacou a importância da reflexão sobre a aprendizagem a fim de buscar a melhoria contínua do ensino. “Certamente já no próximo semestre muitos conhecimentos adquiridos na capacitação serão colocados em prática”, afirmou.