Campo Alegre incentiva produção de batata-salsa

Duzentas mil mudas de batata-salsa foram distribuídas para pequenos produtores rurais de Campo Alegre pelo Programa Municipal de Incentivo ao Agricultor. Um total de 115 famílias foram atendidas.

O objetivo da ação é propiciar uma fonte de renda alternativa à agricultura familiar. “A produção de grãos em grande quantidade não é possível nas pequenas propriedades e a batata-salsa tem boa rentabilidade e está com bom preço, cerca de R$ 40,00 a caixa”, explica o engenheiro agrônomo Gilson Brunquell.

A partir das plantas recebidas, os agricultores poderão fazer suas próprias mudas. Cada unidade recebida renderá cerca de 20 novas mudas o que significa que, no próximo ano, será possível plantar um hectare de salsa.

A última distribuição de mudas de batata-salsa ocorreu há cerca de seis anos. “Já chegamos ao momento de renovar as plantações”, explica o prefeito Vilmar Grosskopf. A distribuição atende à solicitação do Conselho Municipal de Agricultura. A variedade utilizada no programa campo-alegrense é a Senador Amaral, que possui raiz mais ereta e pode ser colhida com oito meses. A produtividade média é de 1,2 kg por planta. O plantio ocorre de junho a agosto.