Mais 2.100 toneladas de calcário para agricultores

Agricultores de Campo Alegre estiveram na prefeitura na manhã de quarta-feira  para a distribuição de calcário. Com recursos municipais, 150 produtores serão beneficiados com cargas de 14 toneladas. No total, 2.100 toneladas serão distribuídas gratuitamente. O produtor paga apenas o custo do frete.

O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo e, conseqüentemente melhora a produtividade, conforme explicou o engenheiro agrônomo Gilson Brunquell. O prefeito Vilmar Grosskopf conversou com os agricultores e declarou-se feliz com a participação dos produtores nos programas municipais.

Ailton e Leonel Farias trabalham juntos em uma lavoura de 20 hectares de milho. “Temos uma área que foi calcariada há quatro anos, está na hora de colocar o insumo novamente”, conta Ailton. A moradora de Cãozinho, Bernadete Teixeira da Silva planta milho, feijão, aipim e “um pouco de tudo”, como ela define. “Também já peguei semente de milho e mudas de eucalipto da prefeitura, e esse calcário vai para o pomar de frutas que estou preparando”, explica. “Já fiz o treinamento de fruticultura que a prefeitura e o sindicato ofereceram”, completa.

Silmara Zumbach, de Bateias do Meio, iniciou o cultivo de melissa, uma planta medicinal. “O calcário vem em boa hora pra deixar a terra bem preparada”, observa. Clara Baron, agricultora de Papanduvinha, cultiva milho, feijão, salsa e trigo. “Fiquei sabendo que vai ter novamente o programa de mudas de batata salsa, isso é muito bom”, comentou.

Para participar dos programas de incentivo ao agricultor é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, bloco de produtor rural com pelo menos três notas emitidas no ano anterior. A agropecuária precisa ser a principal fonte de renda da família. No caso do calcário também é preciso apresentar análise de solo.