Abertas as inscrições para oficinas do Festival de Inverno

Quarenta e três oficinas de arte, artesanato, gastronomia, vitivinicultura e cultivo de orquídeas serão oferecidas durante o Festival de Inverno deste ano. O evento ocorre de 5 a 11 de julho, em Campo Alegre, e oferece programação cultural, pratos típicos do inverno, diversão e oportunidade de aprender.

A maioria das oficinas tem inscrição gratuita. As vagas são limitadas, por isso é melhor se inscrever com antecedência pelo telefone (47) 3632-7328, no caso dos treinamentos gratuitos, ou na Casa da Cultura, situada à Avenida Getúlio Vargas, 606, centro de Campo Alegre, no caso das oficinas pagas. O horário de atendimento é das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Há oficinas gratuitas de cerâmica, patchcolagem, fuxico, patchwork, customização de bolsas, EVA, mini-tear, biscuit de seda, macramê, bordado, crochê, tricô, tripa de mico, tecelagem, tapeçaria, biscuit e artesanato em palha de milho. Também não há custo para as oficinas de pintura em madeira, tecido (no Casarão das Artes), em cerâmica e em tela.

Na área da gastronomia, a Ceraflame patrocina as oficinas de culinária espanhola e italiana (inscrições grátis). Alunas do curso de Gastronomia da Univille ensinam a fazer entrevero, farofa de pinhão, canapés de queijo e brownies de banana e avelã. A inscrição custa R$ 15,00.

Em parceria com a Condor, o Festival de Inverno oferece também cinco oficinas de pintura:  rosa estamparia no tecido, pintura barroca em tecido, caju aquarelado na madeira, floral campestre na madeira e tulipa azul no tecido.  Para esses treinamentos, o interessado paga uma taxa que varia de R$ 11,55 a R$ 31,00, conforme o curso escolhido, mas recebe um kit de pincéis, DVD explicativo, material, avental, revista e apostila. A instrutora é a artesã Janete Freitas, de Brasília-DF.

A equipe do Orquidário Purpurata, de Joinville, ministra oficina de cultivo básico de orquídeas, com inscrições a R$ 10,00. No Restaurante Dom Camponês, acontecerá o curso de vitivinicultura, com custo de R$ 15,00.

A comissão organizadora do Festival de Inverno destaca a colaboração dos oficineiros campo-alegrenses, todos voluntários na iniciativa, assim como as empresas que patrocinam cursos. “Graças à boa vontade dessas pessoas conseguimos oferecer treinamentos inteiramente gratuitos ou a um preço bem acessível para a população local e para visitantes”, observa Marília Maciel, secretária de Cultura. A lista completa das oficinas, com datas e horários de realização está disponível no site www.campoalegre.sc.gov.br.