Crianças conhecem estação de tratamento

Conhecer como funciona uma estação de tratamento de água foi o tema da aula de terça-feira para alunos do 2º e 5º ano da Escola Municipal Maria José Bernardes, em Campo Alegre.  Curiosas, as crianças fizeram muitas perguntas ao secretário de Saneamento Ambiental, Artur Bastos.

A estação central de Capo Alegre trata 20 litros de água por segundo. “No mês passado fizemos a substituição do macromedidor, peça que nos indica a vazão em litros/segundo e metros cúbicos/hora”, conta Bastos. Na região central, o consumo médio de água é de 600 mil litros por dia.

O sistema de tratamento campo-alegrense é simples, pois a água bruta, captada acima da Cascata Paraíso, é de boa qualidade. “Quanto melhor é o estado do material bruto, menos complexo e mais econômico é o tratamento”, explica Bastos. Ao chegar à ETA, a água recebe sulfato de alumínio que provoca a floculação, isto é, a aglutinação de partículas que estão em suspensão.

A segunda etapa é a passagem pelos filtros de onde vai para o reservatório de contato, no subsolo da estação.  Ali, a água recebe cal hidratado para correção de seu Ph, depois se acrescenta flúor e, por último, o cloro gás, para desinfecção. Depois desse processo, o líquido vai para o reservatório R1, com capacidade para 400 mil litros. Outros reservatórios menores estão espalhados pela cidade. Nas Vilas Scheide e Cedro  a capacidade é de 50 metros cúbicos. O reservatório 4, no Paraíso Verde guarda 20 metros cúbicos e o R5, na Bela Vista tem 15 metros cúbicos.

Também há dois reservatórios em Bateias de Baixo, um para 60 metros cúbicos e outro para 10 mil litros. Fragosos conta com reservatório de 80 metros cúbicos e na comunidade de Lageado há um com 20 mil litros. As estações de tratamento de Fragosos e Bateias de Baixo são ainda mais simples que a do centro, pois recebem água de poços artesianos. “Nesse caso o tratamento é feito apenas com hipoclorito de sódio, pois a água é estável, não está sujeita a alterações por conta das mudanças climáticas, como acontece nos rios”, conta o secretário.

No ano passado, Campo Alegre municipalizou seu sistema de abastecimento de água. “Agora podemos investir tudo o que arrecadamos em melhorias aqui mesmo no município”, observa o prefeito Vilmar Grosskopf. Ao longo do ano, a Secretaria de Saneamento Ambiental fará uma série de ações educativas a fim de incentivar a população a ajudar na preservação dos recursos hídricos.